Jornadas de História do Baixo Guadiana com casa cheia - Algarlife Jornadas de História do Baixo Guadiana com casa cheia - Algarlife

Jornadas de História do Baixo Guadiana com casa cheia

As “Jornadas de História do Baixo Guadiana” que decorreram na passada sexta feira (24), no Arquivo Histórico Municipal de VRSA, tiveram casa cheia, com um público que se mostrou interessado na comunicação que estava programada, subordinadas ao tema “Portugal – o exílio ayamontino”.

A comunicação retratava a época em que vários moradores da vizinha Ayamonte, tiveram de cruzar a fronteira do Guadiana para encontrar abrigo em terras lusas. Seguidamente, foi efectuada uma visita ao centro histórico de Ayamonte, para conhecer de perto alguns casos reais e mais de perto o passado desta cidade.

As Jornadas de História do Baixo Guadiana são organizadas pelo Arquivo Municipal de Vila Real de Santo António e contam com comunicações de investigadores como Cristina Garcia, Hugo Cavaco, Fernando Pessanha, Pedro Pires, Andreia Fidalgo e Madalena Guerreiro.

A iniciativa está dividida em três sessões, durante as quais investigadores de diferentes áreas historiográficas irão partilhar com o público temas subordinados à história do Baixo Guadiana, onde o Grande Rio do Sul assume um papel central.

As próximas sessões estão agendadas para os dias 21 de Março e 16 de Maio.

As Jornadas de História do Baixo Guadiana estão inseridas na programação da Eurocidade do Guadiana, projecto que envolve os municípios fronteiriços de VRSA, Castro Marim e Ayamonte e tem como missão a partilha de equipamentos e a realização de eventos comuns em ambos os lados da fronteira.




Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »