Jogadores do Benfica monitorizados por um Relógio do Sono

Jogadores do Benfica monitorizados por um Relógio do Sono

11

Os jogadores do Benfica vão ser monitorizados pelo Actiwatch, um pequeno dispositivo que armazena e fornecer dados precisos de cada um, sobre a atividade de sono, vigília e exposição à luz.

A Philips e o Sport Lisboa e Benfica estabeleceram uma parceria que tem por objetivo, monitorizar, entre outros dados, os ciclos de vigília-sono dos atletas, através do Actiwatch, um dispositivo de utilização individual, similar a um relógio de pulso, que recolhe informações importantes para o desempenho desportivo dos atletas do clube, como atividade, sono, vigília, horários praticados (deitar/levantar/sestas), e exposição à luz solar de cada atleta.

Depois de examinar os dados recolhidos e armazenados pelo Actiwatch, o Sport Lisboa e Benfica, consegue estabelecer para cada jogador um padrão de ciclo vigília-sono. Depois deste padrão estar estabelecido, percebe como cada atleta reage em diferentes situações, ex: jogos à Noite vs Jogos à Tarde; Dois jogos por semana onde existe pouco tempo de recuperação entre esforços; Jogos que impliquem Viagens Internacionais; etc.

O dispositivo Actiwatch também permite auxiliar quanto ao número de dias de antecipação com que as deslocações mais longas devem acontecer, antes e depois de jogos, sobretudo se existirem diferenças horárias significativas.

Para o Benfica LAB, esta parceria é importante porque “Permite-nos obter dados fiáveis relativos a um parâmetro que se assume importante nos processos de recuperação pós-esforço – O Sono. Contribui também para a gestão que fazemos consoante os diferentes contextos a que os atletas são expostos. Estes constrangimentos implicam alterações nos padrões de sono dos atletas, e consequentemente na sua Recuperação e Performance. Esta gestão só é possível se conseguirmos individualizar a monitorização, uma vez que as adaptações dos atletas são diferentes, e o Actiwatch permite-nos essa abordagem.”

Os dispositivos Actiwatch, validados cientificamente, são usados por milhares de pessoas em todo o mundo, incluindo em laboratórios de sono, programas de pesquisa e ensaios clínicos. Para além de serem cómodos e resistentes á água, podem ser usados ininterruptamente durante meses e registam os dados de forma contínua. São instrumentos de recolha de informação muito utilizados em pesquisas sobre sono, dor, cansaço e depressão, e podem ser aplicados a todas as idades, não sendo uma monitorização invasiva ou que obrigue a internamento hospitalar.

Estes aparelhos da Philips, que podem ser considerados actígrafos, têm um acelerómetro sensível ao movimento em todas as direções e utilizam um método de integração digital que inclui a frequência e a magnitude do movimento. A atividade é expressa em “Counts”, que são uma medida relativa comparável com os G’s de aceleração. O actígrafo fornece dados objetivos sobre a atividade, repouso, ciclo vigília-sono; gravações periódicas/consecutivas; dados da atividade diária; horários praticados (deitar/levantar/sestas) e volume e intensidade de exercício.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.