IX Concurso de Vinhos do Algarve - Algarlife IX Concurso de Vinhos do Algarve - Algarlife
Concurso de Vinhos do Algarve no Convento de S. José, em Lagoa

IX Concurso de Vinhos do Algarve

O IX Concurso de Vinhos do Algarve que vai ter lugar no próximo dia 11 de abril, no Convento de S. José, em Lagoa, deverá apresentar na edição 2016, mais de noventa néctares.

Organizado pela Comissão Vitivinícola do Algarve (CVA), em parceria com a Câmara Municipal de Lagoa e a Associação dos Escanções de Portugal, este concurso vai premiar os melhores vinhos engarrafados do Algarve.

O Concurso é aberto a vinhos brancos, rosados e tintos produzidos na Região Vitivinícola do Algarve, com direito a Denominação de Origem Protegida, Lagos, Lagoa, Portimão, Tavira e Indicação Geográfica Algarve.

Podem ser submetidos a concurso mais do que um vinho em cada categoria. No entanto, os vinhos que já tenham sido premiados não serão admitidos. Para este ano, a organização estima a avaliação de mais 90 referências, superando a participação em edições anteriores dos produtores algarvios.

“Ambicionamos superar a taxa de participação do ano passado e assegurar a inscrição de mais de 20 produtores, ultrapassando as 90 referências de vinhos à prova. Este é um evento importante, na medida em que distinguimos a qualidade e variedade dos nossos vinhos”, afirma Carlos Gracias, Presidente da CVA. “A nossa missão é a consolidação da imagem do vinho algarvio e iniciativas com esta provam que a aposta da região na vitivinicultura é uma aposta para ganhar, conclui.

Os vinhos admitidos são avaliados em prova cega, efetuada por um conjunto de provadores constituídos em painéis. Cada painel de jurados é constituído por um número mínimo de cinco provadores e um presidente.

No final, aos vinhos selecionados serão atribuídas as medalhas de Ouro, Prata e Bronze e ainda a Grande Medalha de Ouro, para o melhor Vinho do Algarve.

Os prémios serão entregues em cerimónia posterior, por ocasião da Fatacil 2016.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.