III Semana Sénior de Tavira de de 24 e 28 de outubro - Algarlife III Semana Sénior de Tavira de de 24 e 28 de outubro - Algarlife
III Semana Sénior de Tavira de de 24 e 28 de outubro

III Semana Sénior de Tavira de de 24 e 28 de outubro

A III Semana Sénior de Tavira promovida pelo “Grupo Idade Sénior” que decorre de 24 e 28 de outubro, é um programa diversificado que promete animar, durante quatro dias, toda a população sénior do concelho.

A Semana inicia-se, no dia 24, pelas 14h30, no Mercado da Ribeira, com a atuação do Rancho Folclórico da “Velha Guarda” de São Brás de Alportel.

No dia 25, pelas 14h30, no cineteatro António Pinheiro, é possível assistir à comédia musical “Velha é Você”.

No dia seguinte, pelas 10h30, a Biblioteca Municipal Álvaro de Campos acolhe a ação de divulgação, promovida pelo Centro Distrital de Segurança Social de Faro, Complemento Solidário para Idosos e Benefícios Adicionais.

Os indicadores de pobreza referentes a Portugal revelam que o grupo dos idosos é o mais vulnerável a situações de severidade e escassez de recursos monetários.

O Complemento Solidário para Idosos destina-se a intervir junto desta faixa etária com vista à melhoria da situação de fragilidade social em que se encontra, através da atenuação das situações de carência de uma forma mais célere, garantindo a atribuição de um valor de prestação no rendimento global dos idosos.

A presente iniciativa tem como objetivo assegurar a informação sobre quem pode beneficiar da prestação, as regras de acesso, os documentos exigidos e os locais onde o requerimento pode ser apresentado. A ação inclui os seguintes temas:

Enquadramento do Complemento Solidário para Idosos
Condições de atribuição
A importância da solidariedade familiar
Como e onde pode pedir
Como pode receber
Duração e valor a receber
Quais as obrigações e benefícios adicionais (saúde e apoio social extraordinário ao consumidor de energia)

Já, no dia 27, pelas 15h00, no Jardim do Coreto, terá lugar um momento de atividade física, no âmbito do Programa de Promoção da Atividade Física “Projeto Viva Mais”.

As celebrações encerram, no dia 28, com o almoço comemorativo do Dia Internacional da Terceira Idade.

A Rede Social de Tavira, no âmbito da problemática do envelhecimento demográfico e das alterações verificadas na estrutura social e familiar, na sociedade atual, determinou a constituição de um grupo de trabalho na área dos idosos, com o objetivo de organizar respostas adequadas e ativas a esta faixa etária da população.

O trabalho desenvolvido por este Grupo visa combater a vulnerabilidade social, através de medidas que assegurem os seus direitos básicos de cidadania. Romper situações de isolamento social, garantir condições de segurança e bem-estar, promover ações socioculturais e encontros são alguns dos seus objetivos.

Integram o Grupo Idade Sénior as seguintes entidades: Município de Tavira, Centro Distrital de Segurança Social de Faro, Polícia de Segurança Pública, Guarda Nacional Republicana, Centro de Saúde de Tavira, Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, Delegação de Tavira da Cruz Vermelha Portuguesa, Centro Social de Santo Estêvão, Centro Nossa Senhora das Dores de Santa Catarina, Centro Paroquial e Social de Cachopo, Casa do Povo da Luz de Tavira, Santa Casa da Misericórdia, Centro Paroquial e Social de Sana Maria, Âncora – Associação e “O Pontão” Associação de Solidariedade da Conceição de Tavira.

A Semana Sénior de Tavira conta com a parceria da Rádio Gilão, da A NAFA – Associação e Núcleo de Amigos e Fotógrafos do Algarve.

CMT/CM




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »