O Espaço Guadiana em Alcoutim foi no passado sábado (2), o palco da sessão de abertura do III Festival Gastronómico do Concelho, que nesta edição tem como temas os “Sabores da Serra ao Rio”.
Nesta sessão de abertura do Festival que vai decorrer em 14 restaurantes do concelho, foi apresentada a “A Rota da Dieta Mediterrânica” por Artur Gregório da Associação In Loco, e o livro “Algarve Mediterrânico; tradição, produtos e cozinhas“.
A Associação In loco, responsável pela dinamização da Rota da Dieta Mediterrânica (RDM), apresentou os trabalhos realizados e os recursos disponíveis na Rede. A RDM terá este ano como linha estratégica a capacitação, trabalho em rede e promoção da mesma, sempre tendo em vista a consolidação, o alargamento e a sustentabilidade.
Os três autores do livro “Algarve Mediterrânico; tradição, produtos e cozinhas“, Maria Manuel Valagão, Vasco Célio e Bertílio Gomes apresentaram o livro como um projeto que através da culinária nos leva a descobrir a identidade da região e a sua relação com a natureza e com os produtos locais.
O livro reune textos sobre a história, a paisagem, a tradição, os produtos algarvios e receitas saudáveis da dieta mediterrânica.
Os autores que iniciaram a pesquisa na serra do caldeirão,destacaram a importância da região de Alcoutim para a recolha de informações para a elaboração do livro. Para os autores, o Algarve preserva tradições mediterrânicas que devemos não só valorizar, como também fixar e recriar inovadoramente.
O programa do III Festival Gastronómico do Concelho de Alcoutim, Sabores da Serra ao Rio, integra, também, duas Sessões de Informação sobre a Dieta Mediterrânica, que se realizam no dia 19 de abril, no salão nobre da Câmara Municipal de Alcoutim às 10h30 e no Salão da Junta de Freguesia de Martim Longo às 16h00.
A iniciativa destina-se a empresários e responsáveis de entidades interessados em conhecer o tema. As sessões de Informação pretendem esclarecer sobre o que é a Dieta Mediterrânica, sensibilizar os participantes para as oportunidades de negócio que a Dieta Mediterrânica pode representar para as empresas, em diversos sectores ex: Restauração; Produtos Locais de Qualidade; Artesanato; Património e Atividades/Projetose apresentar as vantagens de trabalhar em rede e do exemplo da Rota da Dieta Mediterrânica (RDM).
O Festival Gastronómico de Alcoutim, iniciou a Edição primavera, procurando promover a cultura regional, particularmente a gastronomia do nordeste algarvio, revivendo algumas das tradições, promovendo o património gastronómico, nos 14 restaurantes aderentes onde o público poderá provar muitos dos saberes e sabores da região.
O Presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, Osvaldo dos Santos Gonçalves, considera esta iniciativa como agregadora de um conjunto de saberes da região, que vão das atividades produtivas, agricultura, pesca, pecuária, passando pela conservação e transporte (artesanato) assim como o processamento, confeção, partilha e consumo de alimentos, saberes e sabores integrantes da dieta mediterrânica, um excelente atrativo para os visitantes da região.