Portugal conprometico com a eliminação da Hepatite C

Hepatite C – O que os Portugueses sabem sobre a doença!

18

Atualmente são cerca de 1300 os doentes curados ao abrigo da estratégia de compromisso da eliminação da Hepatite C, segundo informação do INFARMED. Mas o compromisso para a eliminação da doença, ainda tem um longo caminho pela frente, importantes passos a dar, a começar pelo combate à literacia em saúde a ser um dos mais relevantes.

Portugal comprometido com a eliminação da Hepatite C

Portugal comprometido com a eliminação da Hepatite C

Para perceber o que sabem os portugueses sobre a Hepatite C, a GfK, em parceira com a Gilead Sciences, desenvolveu um estudo junto da população, com o intuito de compreender o seu conhecimento relativamente a esta doença, desde a prevenção ao diagnóstico, atitudes e comportamentos, bem como perceber até que ponto são prevalentes certos mitos e perceções incorretas sobre a Hepatite C.

Entre inúmeras conclusões, o estudo revela que, embora quase metade dos portugueses a identifique como a principal doença que afeta o fígado, mais de dois terços desconhece e é incapaz de referir aspetos específicos sobre a doença, desde características, a sintomas ou formas de transmissão.

Mesmo assim, aproximadamente metade dos inquiridos sabe que há cura para o VHC, e 58% sabe da existência de um teste de rastreio/diagnóstico.

O estudo teve como parceiros a Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado, a Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia, a Associação SOS Hepatites e o Grupo GAT, que garantiram a pertinência das questões abordadas junto da população e a sua exatidão científica.

• 72% dos portugueses considera a hepatite C uma doença muito grave
• 44% dos portugueses não consegue referir qualquer forma de transmissão da doença
• 52% não consegue referir qualquer forma de prevenção
• 42% afirma não estar nada informado sobre a doença
• 32% conhece alguém afetado pela hepatite C
• 51% sabe que existe uma cura para a doença

As conclusões do Estudo de Conhecimento da Hepatite C foram apresentadas hoje, no Auditório do Diário de Notícias, no âmbito da Conferência TSF | Gilead: Retrato da Hepatite C em Portugal.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.