Governo pondera resgatar a concessão da E.N. 125 - Algarlife Governo pondera resgatar a concessão da E.N. 125 - Algarlife

Governo pondera resgatar a concessão da E.N. 125

O Governo está a ponderar a hipótese de resgatar a concessão da E.N. 125, se o impasse continuar e não se chegar a acordo com a Rotas do Algarve, o parceiro privado detentor da concessão para a requalificação desta via de comunicação, afirmou o secretário de Estado dos Transportes Sergio Silva Pereira, na sexta feira em Faro.

“O Estado está a tentar através da negociação, assegurar que a requalificação avance. Caso não avance no modelo de concessão, o Estado resgatará a concessão e procurará criar condições financeiras na Estradas de Portugal para que avance”, afirmou o governante, quando confrontado com a chuva de críticas a que foi sujeito, durante a discução do plano de infraestruturas consideradas prioritárias.

As obras de requalificação da EN125 estão suspensas desde 2012 por razões que tem a ver com dificuldades financeiras da concessionária Rotas do Algarve Litoral, motivadas por um diferendo existente relativamente ao modelo de financiamnto da requalificação, que o anterior governo assinou, mas que no atual contexto, é absolutamente incomportável.

Sérgio Silva Monteiro terá avançado que se não houver outra solução, o Estado terá de avançar para o resgate da concessão à semelhança do que foi feito no Túnel do Marão.

Jorge Botelho o presidente da AMAL a Comunidade Intermunicipal do Algarve, sugeriu mesmo ao governante, a necessidade do Algarve ter direito a um “anexo” no relatório final o plano de infraestruturas consideradas prioritárias, para resolver o problem da EN125, destacando o caos em que a 125 se encontra e as consequências  para a região.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.