Gás no Algarve em fase de pesquisa e não de exploração

7

A Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis (ENMC) esclarece que na costa do Algarve, não se está a realizar extração ou exploração comercial de hidrocarbonetos, apenas prospeções e pesquisas para saber se há gás natural, informa em comunicado referido pela Agência Lusa.

O comunicado da ENMC surge face às notícias que falam de exploração e à recente constituição da “Plataforma Algarve Livre de Petróleo”, por um grupo de associações ambientalistas, que se opõem à exploração de hidrocarbonetos no mar do Algarve.

A Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis (ENMC) adianta que o licenciamento para a região, apenas contempla a sondagem para verificação da existência de gás natural, que justifique a exploração, assegurando que “não irá haver para já qualquer extração de recursos de gás”, porque ainda não há confirmação da sua existência, nem capacidade logística para o retirar do subsolo.

A Plataforma Algarve Livre de Petróleo, constituída por associações como a Quercus, a Almargem ou a SPEA, já lançou várias iniciativas de incentivo a participação dos cidadãos contra a exploração de hidrocarbonetos e petróleo no mar da região.

Lusa/CM




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.