Algarlife

FOGO NO MAR de Gianfranco Rosi no IPDJ em Faro

FOGO NO MAR de Gianfranco Rosi no IPDJ em Faro

FOGO NO MAR de Gianfranco Rosi no IPDJ em Faro

O Cineclube de Faro anuncia para o próximo dia 28 de Fevereiro (21H30) no IPDJ, o filme FOGO NO MAR do realizador Gianfranco Rosi que conta a tragédia dos refugiados em Lampedusa.

O filme do realizador italiano que já conquistou inúmeros prémios, mostra a trágica realidade na pequena ilha do mediterrâneo, que  se agrava todos os dias, com a chegada de milhares de refugiados que se atiram ao mar, no auge do desespero, arriscando a vida para chegar a um ponto de paz.

Fui a Lampedusa pela primeira vez no Outono de 2014, para explorar a ideia de realizar um filme de 10 minutos, pedido para exibir num festival internacional. A ideia do produtor era fazer um pequeno filme que trouxesse uma imagem diferente de Lampedusa, para uma Europa preguiçosa e cúmplice, que tinha uma ideia distorcida e confusa, em relação à crescente crise migratória. Isto também se aplicava a mim. Para mim, Lampedusa era há muito um conjunto de vozes e imagens geradas por peças televisivas e manchetes chocantes sobre morte, emergências, invasões, e manifestações populistas.

Gianfranco Rosi (Nota de Intenções)

FOGO NO MAR | 28 FEV | 21H30 | IPDJ

FOGO NO MAR
Gianfranco Rosi
Itália, 2016, 93’, M/12

FICHA TÉCNICA
Título Original: Fuocoammare
Realização e direcção de fotografia: Gianfranco Rosi
Montagem: Jacopo Quadri
Design de som: Stefano Grosso
Assistente de realização: Giuseppe del Volgo
Chefe de produção: Fabrizio Federico
Ano: 2016
Origem: Itália
Duração: 93’

FESTIVAIS E PRÉMIOS
Festival de Berlim – Urso de Ouro, Prémio do Júri Ecuménico, Prémio da Amnistia Internacional, Prémio do jornal Berliner Morgenpost
Festival de Toronto – Selecção Oficial

Exit mobile version