Filho da Arte da ETIC nomeado aos Prémios Sophia Estudante

Filho da Arte da ETIC nomeado aos Prémios Sophia Estudante

18

“Filho da Arte”, o documentário realizado pela turma de Design de Comunicação e Multimédia 14/16 da ETIC_Algarve foi nomeado para a categoria “Documentário” da 3ª edição dos Prémios Sophia Estudante, um concurso de cinema de âmbito nacional.

Tendo como ponto de partida um olhar sobre o artista algarvio Menau, conhecido pelas suas intervenções urbanas, por vezes polémicas, o documentário acaba também por refletir as contradições da sociedade moderna, abordando igualmente o papel que a Arte desempenha numa sociedade cada vez mais alienada do seu quotidiano.

Sob orientação do formador Ricardo Flôxo e com o contributo dos formadores Patrício Faísca e Luís Rocha, este documentário conta com os testemunhos de diversos artistas plásticos e sonoros algarvios que colaboram com o artista na Policromia Associação Cultural e dinamizam a Galeria de Arte FARPA, em Faro, contando igualmente com o testemunho do docente da Universidade do Algarve, Pedro Cabral.

Esta nomeação é vista “com grande orgulho” pelo diretor da ETIC_Algarve Nuno Ribeiro, não só pela nomeação em si, mas também porque “reflete o trabalho sério, criativo e interventivo que temos vindo a desenvolver ao longo desta curta existência no Algarve (6 anos), período durante o qual 2 projetos de alunos nossos foram nomeados, consecutivamente, para os Prémios Sophia Estudante, facto este que não é de menosprezar tendo em conta que somos a única escola a sul do rio Tejo com uma aposta tão vincada na área do audiovisual, com todas as limitações que advêm de estarmos localizados numa periferia”.

Os prémios Sophia Estudante, instituídos pela Academia Portuguesa de Cinema, têm como objetivo «incentivar e motivar os futuros cineastas, como também estimular os institutos de ensino e o seu corpo docente» e é um concurso aberto a todas as escolas que tenham na sua oferta formativa cursos ligados ao cinema e audiovisual.

Os promotores do concurso receberam mais de 88 propostas de escolas de todo o país, e houve treze estabelecimentos de ensino que viram projetos de alunos seus escolhidos, nas diferentes categorias – “Ficção”, “Documentário”, “Animação” e “Experimental”.

A cerimónia de entrega dos prémios será no próximo dia 07 de dezembro, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa e será precedida da apresentação de todos os filmes nomeados.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.