A Festa das Tochas Floridas cumpre a tradição no próximo domingo (27) em São Brás de Alportel, na ancestral Procissão de Aleluia.
A celebração da ressurreição do senhor eleva-se pela voz dos homens da terra que empunhando tochas artísticas gritam em uníssono “Ressuscitou como disse? Aleluia, aleluia, aleluia”.
Os preparativos para a Procissão de Aleluia começam com um mês de antecedência na recolha de flores campestres, nas mais lindas paisagens bucólicas do Algarve por muitos voluntários que se associam a esta iniciativa.
Na madrugada de dia 27, pelas 04h00, os voluntários juntam-se aos membros das entidades organizadoras Associação Cultural Sambrasense, Paróquia e Câmara Municipal de São Brás de Alportel para em conjunto dar vida ao tapete colorido que cobre toda a extensão da Procissão em mais de 1 Km. O gosto por um trabalho minucioso e artístico é cada vez mais visível, mediante a criação de imagens intercaladas num tapete já por si criativo.
A este serpentear de contrastes naturais com aromas serranos associam-se as mais belas colchas colocadas especialmente à janela para homenagear a passagem da procissão, que tem início na Igreja Matriz pelas 11h00.
Esta tradição intergeracional enraizada na cultura popular são-brasense integra na parte da manhã, no Largo de São Sebastião, um Encontro de Sabores onde as doceiras locais conquistam os paladares mais exigentes com os típicos folares e doces à base de amêndoa, figo e alfarroba.
Os artesãos locais também são convidados a juntar-se à festa dando mostra do melhor que se faz em São Brás de Alportel.
Os visitantes são ainda agraciados com uma tarde cultural igualmente gratuita, junto à Igreja Matriz, onde serão desvendados os vencedores dos Concursos de Jogos Florias e Tochas Floridas, intercalados com diversos momentos de animação protagonizados pelo Grupo Veredas da Memória, Escola de Dança Municipal.
A atuação de Clemente encerra mais esta edição da Festa das Tochas Floridas, que marca desde logo o encontro com todos os enamorados pela cultura portuguesa, no Domingo de Páscoa seguinte, em 2017.