Feira das tradições serranas, no Pego Fundo, em Alcoutim! - Algarlife Feira das tradições serranas, no Pego Fundo, em Alcoutim! - Algarlife

Feira das tradições serranas, no Pego Fundo, em Alcoutim!

A Associação “A Moira” de Alcoutim, já tem em marcha a organização da 29.ª Feira de Artesanato, um certame que irá ter lugar a 7 e 8 de Junho, na Praia Fluvial do Pego Fundo, em Alcoutim, com entrada grátis.

A Feira de Artesanato de Alcoutim, uma exposição etnográfica de elevado padrão, já faz parte do roteiro turístico e cultural do Algarve, por isso nesta edição, a organização faz questão de aumentar o número de artesãos, os quais vão no trabalho ao vivo, demonstrar todo o seu saber, em representação das diversas atividades do quotidiano rural, artes e ofícios que caminham para a extinção.

Para além de pretender valorizar e promover o artesanato e produtos locais, através da mostra e venda direta por parte dos próprios artesãos e produtores, o objetivo desta iniciativa passa também pela divulgação da gastronomia, música, folclore e património etnográfico da região, dando a conhecer aos visitantes a magnífica cultura popular serrana, uma edição, que a organização pretende transformar no maior sucesso de sempre.

Durante dois dias os visitantes são transportados numa espécie de viagem no tempo, descobrindo o Algarve genuíno, ainda vivo e real, os saberes, usos e costumes das suas gentes. Em termos de artesanato regional será possível encontrar trabalhos em madeira, em couro, arranjos florais, cestaria, olaria, bonecas de juta, mantas e xailes de lã.

Mas para além do aetesanato, os visitantes também vão poder comprar diretamente ao produtor, os bons produtos originários da serra, como o são os queijos e enchidos, os chás de plantas medicinais, as aguardentes e licores, o mel e derivados, os doces regionais, entre outros.

Nas tasquinhas tradicionai,s os visitantes vão poder saborear a excelente gastronomia regional, à base de pratos de caça e de peixe do rio e em simultâneo, desfrutar da animação de palco e de rua ao som da Música Popular Portuguesa.

O evento, com abertura marcada para as 16h00 de sábado, é organizado pela Associação “A Moira” com a colaboração da autarquia de Alcoutim.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.