"Faro Acolhe" promove o alojamento de estudantes da UAlg - Algarlife "Faro Acolhe" promove o alojamento de estudantes da UAlg - Algarlife
"Faro Acolhe" promove o alojamento de estudantes da UAlg

“Faro Acolhe” promove o alojamento de estudantes da UAlg

O Município de Faro e a Universidade do Algarve formalizaram um protocolo para a criação do programa “Faro Acolhe”, iniciativa que promove o alojamento de jovens universitários em domicílios de idosos residentes no concelho, sem carácter monetário, como forma de combater solidão e isolamento dos mais velhos.

O protocolo foi assinado na passada quinta feira pelo Presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau, e pelo reitor da Universidade do Algarve, Paulo Águas.

Este programa, que visa promover as relações intergeracionais entre os envolvidos, vai ser gerido por técnicos do Município de Faro e da Universidade do Algarve, podendo beneficiar seniores do concelho e estudantes universitários residentes noutras zonas do País, com idades compreendidas entre os 17 e os 35 anos.

Estes jovens serão acolhidos na residência de agregados familiares ou de idosos que vivam em situação de solidão e isolamento, que manifestem a sua disponibilidade e que reúnam condições para o fazer, em conformidade com as regras estabelecidas.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau, “este é um protocolo que já vinha a ser preparado há algum tempo e que agora avança, permitindo juntar a geração mais velha com jovens que vêm para Faro e se deparam com o problema da falta de habitação, que existe em Faro como noutras zonas do País”.

Paulo Águas, o reitor da Universidade do Algarve, lembrou que este era um programa que já vinha a ser preparado há muito tempo, tendo a pandemia e as respetivas restrições sanitárias impedido que este avançasse nos anos letivos de 2020/2021 e 2021/2022. “Esperamos que agora em 2022/2023 a situação esteja próxima da normalização e não existam entraves a este encontro de gerações”.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »