Algarlife

Exposição “Europa 60 anos“ nos claustros da Sé de Faro

Exposição “Europa 60 anos“ nos claustros da Sé de Faro

Exposição “Europa 60 anos“ nos claustros da Sé de Faro

A exposição itinerante “Europa 60 anos“, que assinala o sexagésimo aniversário dos Tratados de Roma (1957-2017), é inaugurada no próximo dia 7 de Agosto (19H30) nos claustros da Sé de Faro, promovida pelo Centro Europe Direct em colaboração com a CCDR Algarve, a Diocese do Algarve e o CRESC Algarve 2020.

Constituída por 14 painéis divididos em quatro seções temáticas, a exposição percorre toda a história da integração europeia desde a sua fundação em 1957, com documentos, imagens e testemunhos provenientes dos Arquivos Históricos do Instituto Universitário Europeu – que organiza-, dos Ministérios dos Negócios Estrangeiros da Itália e de outros Estados Membros. Depois de uma introdução histórica segue uma reflexão documentada sobre a herança dos Tratados de Roma na dimensão económica, social e internacional da Europa.

A assinatura dos tratados de Roma marcou o início de uma nova era para a Europa. Hoje, neste momento crucial da nossa história convidamo-vos a um olhar sobre as ultimas década e a ousar colocar a pergunta: «Europa: Que futuro?».

O programa do dia inaugural inclui uma Tertúlia – Debate pelas 19h30 sobre “ O Futuro da Europa” com a presença do Dr. João Faria, representante da Comissão Europeia em Portugal e ex-presidente da CCDR Algarve, do Professor António Covas da Universidade do Algarve, do Cónego José Pedro Martins Vigário da Sé de Faro, a moderação da jornalista Susana Helena de Sousa e ainda um apontamento musical pelo Coro de Câmara da Sé de Faro “Cantate Domino”. O evento tem o apoio da Tertúlia Algarvia e contribui com donativos para uma família de refugiados apoiada pela Cruz Vermelha Portuguesa.

A entrada é livre. A exposição pode ser visitada até 26 de agosto entre as 10h e as 17h30 e aos sábados até às 13h.

Exit mobile version