Eurocidade do Guadiana lançou o novo cartão do “Eurocidadão”

6

Foi oficialmente lançado o novo cartão do “Eurocidadão”, com a entrega simbólica dos primeiros exemplares aos autarcas de Vila Real de Santo António, Castro Marim e Ayamonte, iniciativa que marca o princípio da união administrativa dos três concelhos, que integram a Eurocidade do Guadiana.

Os residentes nos três municipios da Eurocidade vão poder partilhar os equipamentos culturais e desportivos e obter vantagens nas áreas da saúde e da mobilidade, quando sejam portadores do novo cartão que a Eurocidade do Guadiana vai distribuir a partir do mês de Abril.

De acordo com Luís Gomes, presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, “a partilha de equipamentos comuns como piscinas, bibliotecas ou outros espaços culturais e desportivos serão algumas das vantagens oferecidas pelo cartão, que será atribuído, sem custos, a todos os residentes nos municípios de VRSA, Castro Marim e Ayamonte que o requeiram”.

Outro dos benefícios que o cartão proporcionará aos Eurocidadãos será o acesso a um conjunto de prestadores de saúde com condições e preços mais vantajosos. As parcerias estão a ser estudadas há alguns meses e darão origem a um diretório de serviços de saúde, que será lançado em breve, cujos operadores aderentes proporcionarão descontos mínimos de 10% aos titulares do documento.

A par da emissão do cartão, os autarcas dos três municípios avaliam a criação de uma linha periódica de um transporte rodoviário entre Portugal e Espanha, de forma a aumentar a mobilidade na fronteira do Guadiana e a facilitar o acesso aos equipamentos e infraestruturas comuns.

“De uma forma inovadora, estamos a formalizar as relações de fronteira que sempre existiram entre Portugal e Espanha, tirando partido das vantagens da economia de escala e da cooperação europeia”, nota Luís Gomes o presidente do municipio de Vila Real de St. António.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.