Escola de Portimão venceu o “Vamos dar Vida aos Resíduos” - Algarlife Escola de Portimão venceu o “Vamos dar Vida aos Resíduos” - Algarlife
Escola de Portimão venceu o “Vamos dar Vida aos Resíduos”

Escola de Portimão venceu o “Vamos dar Vida aos Resíduos”

Vencedores_portimao _abA Escola Secundária Poeta António Aleixo de Portimão, foi a vencedora da 4ª Edição do concurso escolar “Vamos dar Vida aos Resíduos”, concurso promovido pela ALGAR, relativo ao ano letivo de 2015/2016.

O concurso que contou com a adesão de 45 escolas e uma população de 24.100 alunos, obteve resultados considerados fantásticos, após 5 meses, tendo sido contabilizados 137.078kg de resíduos recicláveis, separados corretamente e encaminhados para valorização via reciclagem.

Comparativamente com a 3ª edição deste concurso, a ALGAR registou um aumento global nas quantidades recolhidas nas escolas participantes na ordem dos 39%, o que corresponde a mais 38 276 Kg.

A iniciativa que voltou a contar com o apoio da Sociedade Ponto Verde (SPV) teve como destinatários os alunos, do primeiro ciclo ao secundário, de todas as escolas da região do Algarve.

Através do desenvolvimento de um conjunto de atividades, a comunidade escolar criou planos para a gestão dos resíduos melhorando o seu processo de separação/deposição seletiva. Surgiram equipas “Brigadas da Reciclagem”, cuja missão foi verificar se o destino final dos resíduos da escola era o adequado à sua valorização/ tratamento.

Também as áreas residenciais circundantes às escolas participantes foram envolvidas neste processo, as iniciativas incluíram a sensibilização dos moradores para que encaminhassem para a ALGAR os resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE) e que utilizassem corretamente os ecopontos, local de deposição das embalagens de resíduos recicláveis.

Como incentivo à execução dos Planos de Gestão dos Resíduos que as escolas implementaram, a ALGAR e a SPV disponibilizaram formação e equipamentos para a deposição seletiva dos recicláveis, como Ecobags (para embalagens de papel/cartão, vidro e plástico/metal), contentores para os REEE e Pilhões para as pilhas e acumuladores.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.