Envelhecimento demográfico e declínio da fecundidade! - Algarlife Envelhecimento demográfico e declínio da fecundidade! - Algarlife

Envelhecimento demográfico e declínio da fecundidade!

O Inquérito à Fecundidade, resultante da parceria entre o Instituto Nacional de Estatística e da Fundação Francisco Manuel dos Santos, realizado entre janeiro e abril de 2013 e divulgado hoje, revela que se continua a verificar um “continuado processo de envelhecimento demográfico e uma persistente tendência no declínio da fecundidade”.

De acordo com os resultados do inquérito, as mulheres dos 18 aos 49 anos de idade e os homens dos 18 aos 54 anos, residentes em Portugal, têm em média 1,03 filhos, fecundidade realizada e em alguns casos pensam vir a ter no máximo 2 filhos (1,78%).

Segundo este inquérito, as pessoas desejariam ter em média 2,31 filhos, consideram mesmo que 2,38 filhos seria o número ideal de filhos numa família, mas 75,1% das pessoas em idade fértil não pensam ter filhos nos próximos três anos, como 53,2% não pensa sequer em ter filhos e 21,9% não pensa ter filhos nos próximos três anos.

“Os resultados do Inquérito à Fecundidade apelam a análises aprofundadas dos comportamentos de fecundidade por parte de mulheres e homens em Portugal, bem como das perceções e dos constrangimentos sociais, financeiros ou outros que pesam sobre a decisão de ter e não ter filhos”, lê-se na informação do INE.

A informação obtida e agora divulgada representa as mulheres residentes em Portugal em idade fértil, dos 18 aos 49 anos, e os homens residentes em Portugal entre as idades em que é mais provável que tenham ou venham a ter filhos, dos 18 aos 54 anos.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.