Empresas do Baixo Guadiana recebem formandos da Odiana - Algarlife Empresas do Baixo Guadiana recebem formandos da Odiana - Algarlife
Empresas do Baixo Guadiana recebem formandos da Odiana

Empresas do Baixo Guadiana recebem formandos da Odiana

Empresas agrícolas dos setores hortícolas e frutos, no território do Baixo Guadiana, colaboraram no reforço das competências práticas dos formandos do curso de agricultura/horticultura, realizado pela Associação Odiana.

A primeira fase deste curso de Nível 2 (200h – sala), realizado pela Associação Odiana chegou ao final no passado mês de Março, transitando para a 2ª fase, a formação prática em contexto de trabalho.

Participam nesta ação cinco empresas, que até meados de Junho, favorecem a aprendizagem dos 15 formandos que colocam em prática algumas das competências já apreendidas. São empresas de renome no território, cuja qualidade dos produtos garante a sua distribuição internacional.

A empresa “Sabor Selvagem”, no Sobral de Baixo em Castro Marim, dedicada à preparação e recolha de diospiros, albricoques e figos. A “Quinta da Fornalha”, em S. Bartolomeu do Sul, focada na agricultura biológica e ecoturismo sustentável, com a reestruturação de solos das hortas e transplantação de amendoeiras e figueiral.

As restantes três empresas situadas em Altura, são a “Semear Fantasia” produtora de framboesas, dedicado exclusivamente à produção e comercialização de pequenos frutos vermelhos, com grande implantação em mercados europeus. A “Viver Colhendo”, especializada na plantação, recolha e embalamento de morangos. Por último, a empresa “António João Ribeiros Unipessoal Lda.” especializada em hortícolas.

Com pouco mais de 1 mês de estágio o balanço tem sido positivo e pretende-se que seja uma mais valia ao nível de aprendizagem e competências para empregabilidade no setor, aumentando as qualificações da população ativa. A Odiana entregou a cada um dos 15 formandos 1 kit agrícola cvomposto por botas, luvas e boné, para uso de acessórios adequados na formação prática em contexto de trabalho.

Esta formação decorreu no âmbito da Medida Vida Ativa, do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) na qual a Odiana iniciou em Dezembro de 2015, para além do curso de agricultura, outros dois: Língua Alemã Turismo – Nível 4 (150 horas) e Língua Francesa Turismo – Nível 4 (150h) ambas na Junta de Freguesia de VRSA. A conclusão de ambos foi também no passado mês de Fevereiro, contudo sem componente de FPCT.

A Associação Odiana, é desde Janeiro de 2015, entidade formadora certificada pela Direção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT) nas áreas de educação e formação: 482 – Informática na ótica do utilizador; 621 – Produção agrícola e animal; 762 – Trabalho social e orientação: 812 – Turismo e lazer. Para mais informações acerca da Formação contacte: odiana.formacao@gmail.com




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »