Em Olhão, no Natal manda a tradição: “Litão à Moda de Olhão”!

9

A cidade de Olhão, é rica entre outros pela sua gastronomia, que em variedade e qualidade, atrai conhecedores e surpreende visitantes, quando se deparam com um prato do inigualável Xarém com Conquilhas, de deliciosas ameijoas, ou uma boa grelhada de peixe fresco e toda a variedade de sugestões gastronómicas, que ganham uma outra luminusidade e sabor, nesta cidade da Restauração.

Mas é na ceia de Natal, na consoada do olhanense, que se destaca a tradição local, aprecia-se de tudo um pouco, desde os pratos tradicionais que habitualmente vão à mesa nesta quadra, até à doçaria repleta de especialidades regionais, mas a diferença é marcada pela presença quase que obrigatória, de uma iguaria que é desconhecida de meio portugal, falamos do Litão.

O Litão é uma espécie que se pesca em profundidade, por arrasto de fundo ou com anzol, é um pequeno tubarão parecido com a patarroxa que habita o Mediterrâneo e o Atlântico Oriental, desde as ilhas Faroe ao Sul do Senegal, incluindo os arquipélagos da Madeira e das Canárias.

O peixe é geralmente aberto, passado por sal e seco ao Sol, depois é guardado durante alguns meses, devendo ser demolhado antes de ser consumido.

Trata-se de uma variedade de peixe que em tempos de outros tempos, não tinha qualquer valor comercial, chegava mesmo a ser oferecido gratuitamente aos pescadores de Olhão e estes, aproveitando a faculdade de o poder secar e conservar nesse estado, para consumo posterior, passaram a guardá-lo para os momentos de maior escassez, sobretudo no Inverno e especialmente na consoada, como substituto do bacalhau, que tinha para esses naturais, um preço proibitivo.

Actualmente, é uma iguaria que supera o preço do bacalhau, sendo habitualmente “guisado”, o conhecido “Litão à moda de Olhão”, ou acompanhado por feijão, transformando-se na “feijoada de Litão”, tão apreciada localmente.

Por isso, nesta quadra, numa homenagem ao ‘pescador de Olhão’ e à tradição local, apresentamos a receita do “Litão à moda de Olhão”:

“LITÃO À MODA DE OLHÃO”

Lava-se o litão e deixa-se demolhar durante 1 dia com algum sal.

Num tacho, dispõe-se em várias camadas sequenciais:

  • Azeite, cebola, dentes de alho picados, salsa, pimento cortado aos quadrados, tomates sem peles nem sementes, folha de louro;
    Batatas cortadas às rodelas;
    Litão;
    Repete-se esta sequência 2-3 vezes;

Tempera-se com sal e pimenta, acrescenta-se alguma (pouca) água, tapa-se o tacho e deixa-se cozer.

Ingredientes para 8 pessoas:

  • Meia dúzia de litão seco (cerca de 250gr)
    3-4 cebolas
    4 dentes de alho
    2 pimentos verdes
    1 folha de louro
    salsa
    4 tomates maduros
    0,5 dl de azeite
    500 g de batatas
    sal e pimenta qb.

Texto: Ana Ofir
Fonte: CM de Olhão
Imagem: “Ricardo Bernardo | ricardobernardo.net




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.