Algarlife

Doente ortopédico impedido de andar pela Burocracia!

Doente ortopédico impedido de andar pela Burocracia!

Doente ortopédico impedido de andar pela Burocracia!

José Laureano, natural de S. Bartolomeu em Castro Marim, doente ortopédico desde o nascimento, esperava há quase quatro anos pelo desbloqueamento da burocracia entre o Ministério da Saúde e da Solidariedade Social e o Hospital de Faro, para conseguir voltar a andar sem recorrer à cadeira de rodas, à qual estava confinado nos últimos meses.

O agravamento da sua situação clínica levou-o a solicitar o apoio da Câmara Municipal de Castro Marim, que intercedeu junto do Hospital de Faro sem, no entanto, conseguir desenvolvimentos sobre o processo, que se resumia à compra de um par de botas ortopédicas, no valor de mais de meio milhar de euros.

Mediante a exasperante situação do munícipe, e indignada pelo impedimento da qualidade de vida do doente, a Câmara Municipal de Castro Marim, no âmbito da sua política social ativa, com verba reforçada no Orçamento Municipal de 2016, financiou o valor das botas ortopédicas.

“A burocracia inviabiliza este país e são escassos os que se atrevem, em lugares de direito, a defender as necessidades de quem precisa. O país da ‘papelada’, uma herança dos tempos da monarquia que, infelizmente, permanece na administração pública até hoje, quebrando a confiança nas relações entre o governo e os cidadãos”, assegurou o presidente da autarquia de Castro Marim, Francisco Amaral, defendendo que o acesso a cuidados de saúde não pode depender dos tempos de processos burocráticos que nunca, ou quase nunca, consideram a qualidade de vida dos doentes.

Exit mobile version