Doce Conventual no Convento de S. José em Lagoa! - Algarlife Doce Conventual no Convento de S. José em Lagoa! - Algarlife

Doce Conventual no Convento de S. José em Lagoa!

A 12ª Mostra do Doce Conventual em Lagoa, vai expôr de 16 a 20 de Julho, nos Clautros do Convento de S. José, os mais deliciosos exemplos e sabores, da doçaria conventual, produzidos à base de mel, compotas, licores, medronho e da melosa, os produtos que entravam nos conventos onde eram laboriosamente transformados.

O certame que vai expor e vender a doçaria confecionada segundo as formulas tradicionais, pelos próprios expositores, conta para além dos produtores locais, com a presença de representantes do Algarve, Alentejo e Zona Centro, reunidos numa mostra da doçaria com raízes na história, que nos transporta numa viagem de delicias e sabores inigualável.

A doçaria conventual está intimamente ligada à difusão do açúcar nas cozinhas dos Mosteiros Portugueses, as receitas mais criativas de doçaria tradicional, que hoje são presença obrigatória nas melhores mostras, nasceram nas cozinhas das ordens religiosas, de antanho.

Reza a história que o Convento de S. José em Lagoa, teve a sua quota de importância na doçaria conventual, sendo-lhe atribuido em alguns textos históricos, a produção pela primeira vez, dos celebérrimos e deliciosos “Dom Rodrigo”, cuja fama hà muito que ultrapassou fronteiras.

Inaugurada a 16 de julho (18:00), a mostra com entrada gratuita, decorre durante quatro dias, com um atrativo programa de animação de rua, “Strella do Dia” (Gaita-de-foles, tarota, gralla, corno, timbalão, crótalos) concertos musicais, noites de baile e a oferta diária de “estadias em algumas das melhores unidades hoteleiras do concelho”.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.