Doçaria e artesanato na II Mostra da Primavera em Tavira - Algarlife Doçaria e artesanato na II Mostra da Primavera em Tavira - Algarlife

Doçaria e artesanato na II Mostra da Primavera em Tavira

Tavira volta a celebrar a tradição, com a realização na baixa da cidade, da II Mostra da Primavera, uma iniciativa no âmbito da inscrição da Dieta Mediterrânica na lista de Património Cultural Imaterial da Humanidade da Unesco.

Os produtos tradicionais e o artesanato do concelho e da região da Serra do Caldeirão voltam a estar em destaque. Cerca de 55 stands e 100 expositores marcam presença no certame, instalados pela Rua do Cais, Jardim do Coreto e Praça da República, nos dias 19 e 20 e de 25 a 27 de abril, numa aliança dos saberes ancestrais com a inovação e o design.

Cestaria e empreita, malhas e rendas, miniaturas e brinquedos em madeira, cerâmica e azulejaria, trapologia e tecelagem, joalharia artesanal e bijutaria, assim como velas decorativas poderão ser adquiridos nesta mostra.

A todos estes produtos juntam-se as aguardentes, os licores, a doçaria regional, as compotas e os frutos secos, o pão e as costas, o mel e seus derivados, os produtos de agricultura biológica, as ervas aromáticas e medicinais, assim como o azeite novo, numa panóplia de sabores e cheiros que refletem a nossa essência e autenticidade.

A tudo isto associa-se a animação musical, a qual inclui projetos locais e outros vindos de outros pontos do país, daí a necessidade da existência de dois palcos no Jardim do Coreto e Praça da República.

Dada a coincidência com as comemorações dos 40 anos da Revolução dos Cravos, destaque para o concerto da Brigada Victor Jara, no dia 25 de Abril, pelas 21h30, na Praça da República.

Atualmente, a Brigada Victor Jara é considerada, por muitos, como o grupo de referência da música tradicional. A banda tem vindo a incluir de forma gradual novos instrumentos e arranjos criativos, proporcionando, deste modo, novas sonoridades.

O grupo apresenta-se em Tavira com a seguinte composição: Luís Nunes (guitarras tradicionais), Manuel Rocha (violino), Aurélio Malva (guitarra, gaita de foles e voz), Arnaldo de Carvalho (percussões tradicionais), Rui Curto (acordeão), Ricardo Dias (piano, teclas, flautas e gaita de foles), José Tovim (baixo elétrico), Quiné (bateria) e Catarina Moura (voz).

Programa:

19 de abril, sábado, 11h00-22h30
16h00: Espetáculo com “Ai!”

20 de abril, domingo, 11h00-21h00
12h00: Rancho Folclórico de Tavira
16h00: Espetáculo com os “Moda Mãe”

25 de abril, sexta-feira, 11h00-22h30
12h00: Rancho Folclórico de Santa Catarina da Fonte do Bispo
16h00: Espetáculo com “Moças Nagragadas”
21h30: Concerto comemorativo dos 40 anos do 25 de Abril “Brigada Victor Jara”

26 de abril, sábado, 11h00-22h30
12h00: Rancho Folclórico de Santo Estêvão
16h00: Espetáculo com o Grupo de Cantares de Cachopo “Searas de Outono”
19h00: Espetáculo com “4 por 4 – Octeto vocal” – Teatro Nacional São Carlos

27 de abril, domingo, 11h00-21h00
12h00: Espetáculo com Sociedade Orfeónica Amadores de Música e Teatro de Tavira
16h00: Concerto pela Banda Musical de Tavira “25 de Abril sempre!”

Entradas gratuitas




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »