A Dieta Mediterrânica, pode... reduzir o risco da depressão! - Algarlife A Dieta Mediterrânica, pode... reduzir o risco da depressão! - Algarlife

A Dieta Mediterrânica, pode… reduzir o risco da depressão!

A “Dieta, uma nova forma de prevenir a depressão”, é o título de um artigo, publicado na revista BMC Medicine, da autoria se Miguel Ángel Martínez-González, Médico e investigador, membro da Sociedade Espanhola para o Estudo da Obesidade (SEEDO), o responsável por um estudo onde se conclui que a “Dieta Mediterrânica”, pode reduzir o risco de depressão na ordem dos 40% e 50%.

Para o autor, “A dieta mediterrânica pode ter um papel decisivo na prevenção da depressão”, o que “abre um importante caminho, em termos de conhecimento, para antecipar aquele grave problema de saúde pública”, defende este especialista.

A obesidade tem uma “relação perigosa” com a depressão, diz-se no artigo em causa, estando demonstrado que o excesso de peso está associado a um maior risco de quadros depressivos, que levam, a uma maior probabilidade de desenvolver obesidade, destacando o papel da nutrição na prevenção primária da depressão.

O consumo de ácidos trans, comida rápida e produtos industriais de panificação, estão associados a um maior risco de depressão, enquanto o consumo de ácidos gordos ómega-3 (presente em certos peixes) e o azeite, mostram uma associação inversa.

Dos 10.000 participantes na investigação, os que cumpriam o modelo alimentar tradicional do sul da Europa, após quatro anos de acompanhamento, apresentavam uma incidência da depressão consideravelmente menor, que os restantes.




Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »