Dicas para Viajar em segurança na Quadra Natalícia - Algarlife Dicas para Viajar em segurança na Quadra Natalícia - Algarlife
Dicas para Viajar em segurança na Quadra Natalícia

Dicas para Viajar em segurança na Quadra Natalícia

O melhor presente são as pessoas e, por isso, há quem aproveite esta época de final de ano e de Natal para visitar a família e os amigos. Estas visitas são muitas vezes sinónimo de viagens grandes e algumas delas com condições atmosféricas perigosas, como chuva e neve. A azáfama e a animação podem levar a momentos de distração e o fluxo na estrada faz aumentar o perigo de acidente.

Para um Natal e Novo Ano em segurança, a Liberty preparou oito dicas essenciais para minimizar riscos e prevenir imprevistos.

1. O seu carro está pronto para a viagem?

A sua condução é importante, mas as condições de segurança do automóvel são determinantes para que chegue ao seu destino sem imprevistos. Em primeiro lugar, a pressão e o estado dos pneus devem ser revistos e trocados, se for caso disso, e as correntes para os pneus devem estar entre a sua bagagem, se as condições na estrada não garantirem total aderência. E não se esqueça de que o pneu suplente também deve merecer atenção. Verifique ainda o estado dos travões e da embraiagem, assim como os níveis de óleo, o funcionamento do limpa pára-brisas, o sistema de climatização e os dispositivos de sinalização, como os faróis e as luzes traseiras, que lhe garantem uma maior visibilidade e permitem que os restantes condutores o vejam.

2. Consulte a meteorologia e estude o melhor caminho

Antecipar é a forma mais segura de se preparar. Consultar a meteorologia permite-lhe ter uma perceção dos perigos que pode encontrar na estrada durante a sua viagem e colocar em hipótese evitar alguns caminhos mais perigosos. Estudar o melhor trajeto e conhecer as estradas que irá percorrer é algo que também deve ser feito antes de arrancar. No seu GPS, selecione a opção de rota que lhe pareça mais segura e, através desta, poderá ainda identificar bombas de gasolina e pontos de descanso. Se tiver horas marcadas para chegar, considere sair mais cedo, com uma margem confortável face à hora de chegada indicada no GPS. Atestar também deve fazer parte dos seus planos antes de arrancar. Em caso de viagens grandes, considere parar de forma regular para descansar e, idealmente, deve trocar com outro passageiro que possa conduzir.

3. Segurança começa dentro do carro

Estão todos com o cinto posto? Esta pergunta pode salvar vidas. O cinto contribui para a minimização dos danos em casos de acidente, por exemplo, impede a projeção dos passageiros. Se os passageiros forem crianças até aos 12 anos, assegure-se de que viajam nas cadeiras adequadas e prepare algumas atividades para fazer durante o caminho, como contar os carros vermelhos ou identificar as marcas. Se a opção passar pelos aparelhos eletrónicos, não se esqueça dos auscultadores – muito barulho pode distraí-lo. Prepare ainda um lanchinho, para evitar as birras de fome, e coloque um saco perto de cada criança para eventuais enjoos – nestes casos, não entre em pânico e encoste assim que for seguro.

4. Tenha atenção redobrada aos outros condutores

Antes de começar a viagem, lembre-se de que uma condução calma e defensiva evita os piores cenários e que na estrada nem tudo depende de si. É, por isso, fundamental ter especial atenção ao que se passa à sua volta e tentar antecipar quaisquer comportamentos de risco por parte dos outros condutores. Manter a distância de segurança entre carros é uma forma de assegurar uma maior capacidade de reação e resposta e, em casos de ultrapassagem, garantir total visibilidade sem necessitar de alterar a sua velocidade de forma brusca. Esta deve ainda ser ajustada à quantidade de carros na estrada e às alterações climatéricas.

5. Conduza de dia

Ao planear a viagem, lembre-se de que terá maior visibilidade durante o dia. Ainda que a noite seja uma altura com menos fluxo automóvel e ofereça uma falsa sensação de segurança, devido à suposta diminuição dos perigos, o corpo assume um comportamento mais relaxado que pode ser perigoso para si e para os outros condutores. Lembre-se também de que, em caso de acidentes mais graves, há menor probabilidade de ser ajudado por outros condutores e os serviços de resgate e socorro podem demorar mais na chegada ao local.

6. As mensagens de Natal podem esperar

A distração é inimiga da segurança e mexer no telemóvel está entre os comportamentos de risco que mais acidentes provocam nas estradas portugueses. Faça todos os contactos importantes antes de começar a viagem e lembre-se de que poderá ver as respostas às suas mensagens quando chegar ao destino. Em casos urgentes, a pessoa interessada acabará por lhe telefonar. As soluções de Bluetooth permitem que possa fazer chamadas durante a condução, mas avalie sempre a prioridade da mesma. Se precisar de atender, o aconselhável é que pare num local seguro para o fazer. A condução exige que esteja o mais concentrado possível e qualquer chamada ou espreitadela para o ecrã pode ser fatal.

7. Deixe as bebidas alcoólicas de lado

O convívio pode levar a que, sem que se aperceba, acabe por beber um copo a mais. Tenha atenção ao consumo de álcool, especialmente se estiver responsável pela condução. Este comportamento tem consequências como a diminuição da capacidade de concentração, da perceção espacial e do tempo de reação do condutor, fatores essenciais para estar ao volante. Para além disso, é proibido conduzir com uma taxa de álcool igual ou superior a 0,5 g/l no sangue, estando sujeito a multa. O alerta serve também para todos os ocupantes do automóvel, uma vez que alguns comportamentos podem distrair os condutores e colocar todos em perigo.

8. Preparado para qualquer imprevisto

Os imprevistos acontecem e o kit de emergência será o seu aliado nestes casos. O triângulo de sinalização e o colete refletor são necessários e obrigatórios, já que não os ter no carro dará direito a multa. É ainda aconselhável ter alguns cuidados de primeiros socorros. Em caso de acidente, poderá encontrar todos os contactos na sua carta verde. O serviço de assistência em viagem da Liberty está disponível 24 horas por dia, através do 808 505 542.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »