Dia Mundial da Diabetes no Centro Hospitalar do Algarve! - Algarlife Dia Mundial da Diabetes no Centro Hospitalar do Algarve! - Algarlife

Dia Mundial da Diabetes no Centro Hospitalar do Algarve!

Equipas de saúde assinalam ESTA SEXTA FEIRA (14) O Dia Mundial da Diabetes nas unidades hospitalares de Faro, Portimão e Lagos, um dia dedicado à sensibilização e prevenção da Diabetes.

A efeméride é marcada por várias iniciativas promovidas pelos profissionais de saúde e distribuídas pelas três unidades hospitalares que integram o Centro Hospitalar do Algarve.

Em Faro, o Serviço de Dietética e Nutrição vai dedicar a manhã de sexta feira a esclarecer a população sobre aquele que é considerado um dos vilões no controle da diabetes, o açúcar. A ação de sensibilização e informação terá lugar no átrio das consultas externas, entre as 10:00 e as 13:00 horas, convidando todos os que por ali circulem a saber um pouco mais sobre os tipos e teores de açúcar contidos em determinados alimentos, bem como de que forma estes interferem com o nosso organismo.

Saber as diferenças entre os conceitos “sem açúcar” e “sem adição de açúcar” ou entre os tão conhecidos “ligth” e “diet”, aprender a ler os rótulos nutricionais ou ainda conhecer os diversos tipos de adoçantes, identificando aqueles que são recomendados a pessoas com diabetes, são alguns dos esclarecimentos que a equipa de dietistas se propõe a prestar à população neste dia dedicado à patologia. Simultaneamente e com a colaboração da Unidade de Diabetologia serão realizados rastreios gratuitos à população, através da medição da glicemia.

Nas unidades do barlavento algarvio, a equipa do Núcleo de Diabetes do Serviço de Medicina 4, Portimão/Lagos, vai dinamizar simultaneamente ações de sensibilização sobre a diabetes e rastreios à população, dentro e fora de portas. No hospital de Portimão, os rastreios estão agendados para os dias 17 e 18 de novembro, no hall de entrada da Unidade de Portimão.

Em Lagos, a iniciativa desloca-se já esta sexta feira, dia 14, entre as 15:00 e as 17:00 horas, à Junta de Freguesia da cidade, numa ação conjunta entre as equipas do Hospital de Dia de Diabetes da unidade hospitalar de Lagos e do Centro de Saúde de Lagos.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »