O sítio arqueológico do abrigo paleolítico de Vale de Boi, em Budens, Vila do Bispo, vai estar aberto ao público pra visitas no próximo dia 25 de julho, entre as 10h00 e as 16h00, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal e da Universidade do Algarve.
À semelhança de anos anteriores e numa perspetiva de arqueologia social, o Dia Aberto pretende aproximar a comunidade local e regional da realidade quotidiana da escavação arqueológica e partilhar com os diversos públicos os resultados de 17 anos de investigação científica naquele importante arqueossítio.
Identificada em 1998, a jazida arqueológica do abrigo paleolítico e do Neolítico Antigo de Vale de Boi, foi desde então, objeto de campanhas arqueológicas regulares.
Ao longo do mês de julho está a decorrer no local mais uma campanha de escavações dirigidas pelo Professor Nuno Bicho da Universidade do Algarve. A investigação reveste-se de particular interesse pela presumível presença do Homem de Neandertal, uma fascinante temática, prioritária na agenda arqueológica mundial e importantíssima para a compreensão da própria evolução da Humanidade.
Assim, no próximo dia 25, a equipa da Universidade do Algarve e o arqueólogo municipal de Vila do Bispo farão as “honras da casa” com uma visita guiada pelo espaço e pelo tempo de um dos mais significativos e extensos arqueossítios paleolíticos identificados na Península Ibérica, onde foi registada a mais remota presença humana conhecida em todo o sul peninsular, 33 mil anos.