Demonstração culinária de saberes e sabores da caça em Tavira - Algarlife Demonstração culinária de saberes e sabores da caça em Tavira - Algarlife

Demonstração culinária de saberes e sabores da caça em Tavira

Realiza-se, no dia 08 de fevereiro, pelas 15h00, no Palácio da Galeria – Museu Municipal de Tavira, uma demonstração culinária de saberes e sabores da caça, no âmbito do ciclo “Passeios e Comeres da Dieta Mediterrânica”.

A monitorização desta demonstração estará a cargo de Fernando de Jesus e Mário Dias do Clube de Caça e Pesca do Morenos, sendo confecionado durante a mesma, um menu de javali como prévia, ao passeio que está agendado para 22 de fevereiro, em que serão partilhadas histórias e experiências relacionadas com caça e os ecossistemas cinegéticos.

O ciclo de passeios surge no seguimento da exposição “Dieta Mediterrânica- Património Cultural Milenar” que se encontra patente, no Museu Municipal de Tavira- Palácio da Galeria.

A caça constituiu, outrora, um complemento alimentar a uma dieta dominada por produtos hortofrutícolas, dado que o gado doméstico era uma reserva de carne que se “tocava” o menos possível. Atualmente, é mais uma das atividades de recreio e lazer que se pode encontrar num espaço rural multifuncional, continuando a ocupar um lugar importante na gastronomia local e na mesa, enquanto ponto de encontro de convivialidades, histórias e memórias.

O que é a Dieta Mediterrânica? A exposição responde a esta questão dando a conhecer as suas múltiplas dimensões: o conceito de espaço cultural e de estilo de vida mediterrânico milenar, um património cultural imaterial transmitido de geração em geração e os seus aspetos sociais e religiosos, os alimentos sagrados e as suas simbologias, os produtos do mar e da terra que dão suporte a um regime alimentar de excelência reconhecido pela OMS – Organização Mundial de Saúde.

O enfoque central é o território e os múltiplos patrimónios de Tavira, os testemunhos da presença de civilizações da antiguidade, as paisagens culturais e os produtos da Ria Formosa, as produções do barrocal e da serra, as festividades e práticas culturais que fundamentam a escolha de Tavira como comunidade representativa de Portugal na Candidatura da Dieta Mediterrânica a Património Cultural Imaterial da Humanidade.

A inscrição é gratuita e obrigatória e destina-se ao público em geral.

Os interessados deverão preencher a ficha de inscrição e remeter ao Serviço Educativo do Museu Municipal de Tavira, através do email edu.museus@cm-tavira.pt ou entregar na receção do Museu Municipal de Tavira – Palácio da Galeria (aberto de terça-feira a sábado, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30).

Mais informações através do número 281 320 540.




Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »