David Santos Presidente da CCDR visita empresas do Mar! - Algarlife David Santos Presidente da CCDR visita empresas do Mar! - Algarlife

David Santos Presidente da CCDR visita empresas do Mar!

David Santos o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve), deu esta semana início a um roteiro de visitas a empresas ligadas à economia do mar, cujos projetos foram apoiadas pelo programa PO Algarve 21 no âmbito do QREN.

A primeira visita na passada terça feira, teve lugar em Vila Real de St. António, no estaleiro da Nautiber, onde contatou com a realidade daquela empresa algarvia, que desde há alguns anos está focada na construção naval e em particular nos catamarãs (embarcações de dois ou mais cascos) de grande porte e que agora procura avançar para nichos de mercado, com realce para o negócio do barcos a motor.

Na quarta feira, David Santos deslocou-se a Lagos, onde foi recebido na Sopromar, uma empresa familiar com larguíssima experiência na área de serviços prestados à náutica e que está a construir, um novo e moderno Centro Náutico, que irá dispor de um conjunto de infraestruturas ao nível do melhor do País e da Europa.

Este novo projeto, cujo investimento ronda os  2,4 milhões de euros, foi co-financiado a 75% e deverá ficar concluido no próximo verão, com capacidade de resposta para oferecer um conjunto de serviços ao turismo náutico, ao nível da assistência às embarcações (parqueamento, manutenção, reparação e construção), para além das condições logísticas, essenciais à permanência de tripulações, uma nova loja e um conjunto de serviços que até agora se encontravam dispersos por vários edifícios, beneficiando do fato de ser o primeiro porto seguro, localizado à entrada de quem vem da costa ocidental da Europa.

“O Algarve mostra que tem condições únicas para fazer diferente. O mar, a náutica de recreio, as marinas, a aquacultura são pontos fortes que contam a nosso favor. São investimentos que criam emprego, acrescentam valor, combatem a sazonalidade e revelam a excelência da nossa náutica de recreio à escala internacional”, referiu David Santos, depois da visita em Lagos.

Até ao final de Agosto de 2013 o Programa Operacional do Algarve (PO Algarve 21) tinha aprovodo um total de 539 projetos, dos quais 352 são de natureza empresarial. O financiamento FEDER total do PO Algarve 21, ascende a mais de 179,2 milhões de euros.

Para o próximo período de programação 2014 – 2020, o Mar é uma área estratégica onde devemos continuar a apostar, concluiu o presidente David Santos.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »