Dádivas de sangue no H. de Portimão com novo horário!

10

O Centro Hospitalar do Algarve informa em comunicado, que a partir de segunda-feira, 1 de Dezembro, todas as dádivas benévolas de sangue na Unidade Hospitalar de Portimão, poderão ser feitas em novo horário, de segunda a sexta-feira entre as 8h30 e as 17h00, sem interrupção para almoço.

Com este acréscimo de 2 horas e meia o Serviço de Imunohemoterapia pretende ir ao encontro das necessidades dos dadores, potenciando o aumento das dádivas de sangue. “Como forma de dar resposta aos nossos dadores, que constantemente nos dizem que o horário de funcionamento actual (8h30-13h00 e 14h00-15h30) é pouco abrangente, fizemos um esforço e reunimos as condições necessárias ao alargamento do horário das colheitas”, explica Cármen Rey, médica responsável pelo Serviço de Imunomenoterapia da Unidade de Portimão/Lagos.

A unidade de Portimão recebe uma média de 350 dádivas por mês, o que por vezes é insuficiente para manter o stock desejável. “Por exemplo, uma cirurgia ortopédica pode levar em média até 2-3 unidades de sangue, e se recebermos um politraumatizado chegam a ser necessárias mais de 10 [unidades de sangue]” reforça Cármen Rey.

Para além dos colheitas no horário semanal, a Unidade de Portimão realiza brigadas no primeiro domingo de cada mês, entre as 9h e as 12h30.

Horário semanal de recolha das dádivas benévolas de sangue nas três unidades do CHAlgarve:

Faro – de segunda a sexta-feira das 8:30 às 13:00 e das 15:00 às 17:00
Portimão – de segunda a sexta-feira entre as 8:30 e as 17:00
Lagos – última quinta feira de cada mês das 9:00 às 13:00




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.