Picture Exchange Communication System

Curso de Comunicação Aumentativa no D. Pedro Vilamoura!

10

O Hotel D. Pedro Vilamoura recebe nos próximos dias 1 e 2 de Abril o primeiro curso de ‘Picture Exchange Communication System no Algarve’, dirigido a familiares e profissionais que trabalham com crianças, jovens e adultos com competências comunicativas limitadas.

O curso de Picture Exchange Communication System no Algarve (PECS) prmove formação de qualidade numa modalidade comunicativa, com evidência científica, que poderá facilitar a comunicação de muitas pessoas com necessidades específicas no Algarve.

O PECS é utilizado para ensinar rapidamente competências comunicativas a quem tem um discurso funcional limitado.

Trata-se de uma ferramenta comunicativa para todas as pessoas que têm limitações ao nível da comunicação, quer para as que não falam de todo, quer para as que conseguem articular algumas palavras, mas são pouco compreensíveis ou insuficientes para as necessidades do dia a dia. Pode também ser muito útil para expandir o vocabulário e aumentar a complexidade da construção frásica.

Tendo sido desenvolvido inicialmente para crianças com autismo, o PECS tem demonstrado sucesso noutras perturbações da comunicação, nomeadamente a Trissomia 21, Paralisia Cerebral, Cri-du-Chat, dispraxia e traumatismos cranianos, entre outras. É adequado para todas as faixas etárias e não se limita a um diagnóstico específico.

A troca de imagens revela-se uma forma muito simples de aprender a comunicar e é facilmente entendida por todos os interlocutores, pela universalidade do conteúdo das imagens, não exigindo uma audiência treinada.

O treino em PECS começa por ensinar a fazer pedidos espontâneos e progride para o ensino de funções comunicativas adicionais, tais como responder a questões e fazer comentários. Prova do benefício adicional para as crianças em idade pré-escolar com Autismo e outras Perturbações do Espectro do Autismo (PEA) é a elevada proporção que adquire a fala.

A primeira fase consiste na entrega de uma imagem isolada com a função de fazer um pedido, podendo progredir, mais tarde, para estruturas frásicas complexas.

O treino básico em PECS consiste num workshop de 2 dias, com a duração de 13 horas, que é ministrado, em português, pela diretora clínica da Pyramid em Portugal, Dr.ª Carla Martins.

Os formandos terão oportunidade de aprender a fundamentação teórica por trás do desenvolvimento do protocolo, visualizar muitos vídeos exemplificativos e praticar em grupo as competências adquiridas com imediato feedback corretivo. `

O PECS é suportado por mais de 150 publicações científicas, das quais mais de 70 são estudos experimentais e seis são meta-análises. A lista de publicações completas está disponível em pecsusa.com.

As inscrições para esta ação de formação, podem ser efetuadas online em em pecs-portugal.com (Formação >> Inscrições) ou através do email: portugal@pecs.com.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.