Contributos para a história da alimentação algarvia - Algarlife Contributos para a história da alimentação algarvia - Algarlife
Contributos para a história da alimentação algarvia

Contributos para a história da alimentação algarvia

O livro “Contributos para a história da alimentação algarvia” de Luísa Martins, edição da Direção Regional de Cultura do Algarve, é apresentado a 2 de setembro no Clube de Tavira, pelas 18H, no âmbito da Feira da Dieta Mediterrânica.

Com a consagração da Dieta Mediterrânica como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, a alimentação ganhou uma atenção especial na região e no país.

O estudo da memória escrita nas actas de vereação do concelho de Loulé de 1384 a 1488 que Luísa Martins nos trás, revelou-se um património riquíssimo, que demonstra como esta necessidade básica fundamental para a nossa subsistência, determinou confrontos e decisões políticas.

O passado do Algarve tem vindo a ser construído a partir da investigação da documentação histórica disponível e do seu estudo. Esta nova edição dá um importante contributo para a ampla difusão desse conhecimento.

No âmbito da Feira da Dieta Mediterrânica a Direção Regional de Cultura do Algarve, promove no stand instalado, outras atividades, com destaque para os Workshops diários de doce fino de Lagos, promovidos pela Associação de Artesãos do Barlavento.

O Doce Fino de Lagos encontra-se em processo de inventariação e registo no inventário nacional do Património Cultural Imaterial, em estreita parceria com a Associação de Artesãos do Barlavento e com o apoio da Direção Regional de Cultura do Algarve.

Estas ações integram o Plano de Actividades para a Salvaguarda da Dieta Mediterrânica que está a ser desenvolvido em rede na região, com a participação de várias entidades.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »