O Conrad Algarve vai ser esta quarta feira (26) o palco do “Festival de Cultura Chinesa”, uma oportunidade única para assistir a danças tradicionais, demonstrações de artes marciais e degustar o melhor da gastrononia chinesa, um evento que pretende celebrar a riqueza da cultura e herança artística chinesa, em associação com a Câmara de Comércio e Indústria Luso Chinesa e a galeria de arte ArtCatto.
Entre as 19h e as 21h30, os convidados terão a oportunidade de saborear as muitas delícias da gastronomia chinesa, assistir a uma demonstração de artes marciais e danças tradicionais chinesas que incluem a raramente observada “Dança do Leão” ou, ainda, conhecer de perto as grandes obras de arte de artistas contemporâneos chineses de renome que estarão expostas até ao final de outubro, uma cortesia da ArtCatto.
O “Festival de Cultura Chinesa” é uma oportunidade única para conhecer de perto esta cultura tão rica e diversificada num único espaço. Para o grande final está reservado um deslumbrante fogo-de-artifício, indispensável nas comemorações chinesas.
Sobre os artistas:
HE BAIJUN
Ou Zhilu, conta muitos títulos como artista sénior e artesão. Lidera o Si San Cao Tang, Instituto Chinês de Pintura e Caligrafia, é fundador do “Books in Colour”, artista, escultor, membro da Associação de Calígrafos de Guangdong e foi um dos portadores da tocha nos XVI Jogos Asiáticos, em Guangzhou. Também desenvolve atividades em programas de comércio, trocas e juventude.
SHEN MING CUN
Nascido em 1956, Shen Ming Cun formou-se na Universidade de Guang Xi na China, onde é hoje professor de Arte Europeia. O seu trabalho tem sido mostrado em numerosas exposições em Beijing, por toda a China, em Hong Kong na mostra “Obras-primas chinesas” e em diversas galerias de referência no Reino Unido. Atualmente Shen Ming trabalha numa importante encomenda para o governo chinês.
HU XIAOGANG
Hu Xiaogang nasceu em 1958 em Kunming e estudou na Academia de Belas Artes de Sichuan. Para representar o trabalho do artista, a ArtCatto selecionou a sua série “HERE WE ARE”. São representações de turistas chineses que deambulam pelas ruas em diversas partes do mundo, figuras algo divertidas porque ostentam bonés vermelhos, numa alusão ao encontro entre o Este e o Oeste.
YIN QING FENG
Yin Qing Feng é um jovem artista nascido em 1985 em Dandong, na província de Liaoning. Formado em 2008 pela prestigiada Academia Central de Belas Artes da China, Yin Qing Feng tem um olhar curioso, observa a ordem e a repetição, vê destruição e decadência por ação do homem mas também beleza natural e padrões assimétricos.
LI JIAN
Nascido em 1969 e criado nas montanhas de Yunnan, Li Jian tem um profundo interesse na cultura tradicional chinesa e nas origens da arte oriental. A sua obra delicada explora o ser interior espiritual e a harmonia do mundo natural, que ele considera em constante ameaça pela indústria e pelas grandes corporações, significando que a ordem de equilíbrio está perturbada e fora de sintonia. Jian trabalha essencialmente com tinta sobre papel de arroz amarelo.
[box type=”shadow” align=”aligncenter” width=”620″ ]O Conrad Algarve é um luxuoso resort que oferece aos hóspedes um refúgio elegante na prestigiada área da Quinta do Lago. Localizado na região do Algarve, ao lado do Parque Natural da Ria Formosa, o hotel está a curta distância de magníficas praias e campos de golfe. Distribuídos por seis andares, cada um dos 154 quartos proporciona um conforto luxuoso, juntamente com a mais recente tecnologia num ambiente espaçoso e relaxante. O Conrad Algarve promete aos hóspedes uma experiência memorável, com um serviço discreto, mas envolvente, num resort que oferece o verdadeiro reflexo da cultura local.[/box]