Concurso escolar Vamos dar Vida aos Resíduos - Algarlife Concurso escolar Vamos dar Vida aos Resíduos - Algarlife

Concurso escolar Vamos dar Vida aos Resíduos

A 4ª edição do concurso escolar “Vamos dar Vida aos Resíduos” promovido pela ALGAR, tem inscrições abertas até 30 de setembro no site da empresa, em www.algar.com.pt.

A iniciativa que tem o apoio da Sociedade Ponto Verde, é dirigido a todas as escolas da região do Algarve, desde o Ensino Básico até ao Secundário, no ano letivo 2015/2016.

Pelo regulameno do concurso, as escolas terão que separar a maior quantidade de resíduos recicláveis de embalagens e depositar no ecoponto, ação que para além de contribuirem para um melhor Ambiente, podem ser premiados com um computador de última geração. Será ainda sorteado um tablet entre os alunos da escola vencedora

O concurso promove um conjunto de atividades que pretendem ajudar a comunidade escolar na correta gestão dos resíduos que produz. Serão criadas condições para que a escola possa melhorar o processo de separação/deposição dos diferentes resíduos recicláveis, nomeadamente através de formação, realização de visitas de estudo, entrega de sinaléticas, equipamentos para a deposição de embalagens recicláveis (sacos e ecopontos domésticos), contentores para equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE) e Pilhões para a colocação de pilhas e acumuladores.

Esta edição do “Vamos dar Vida aos Resíduos”, aposta mais uma vez na interação com a comunidade envolvente. Os alunos deverão incentivar a população para que contribuam colocando os resíduos recicláveis nos ecopontos situados junto das escolas, porque quantos mais resíduos forem depositados, melhor será a classificação no Ranking mensal das escolas.

“As 34 escolas que participaram no concurso em 2014, encaminharam para reciclagem cerca de 100 toneladas de resíduos, um aumento de 30%, face aos resultados da edição anterior.

Três das escolas que contribuíram para este valor, não efetuavam qualquer separação de resíduos, o que significa que todo o material era encaminhado para o aterro. Após um mês de concurso, as mesmas 3 escolas juntas, conseguiram encaminhar cerca de 1 tonelada de recicláveis para valorização.

A ALGAR considera estes resultados fenomenais! Espera-se por isso que este ano letivo se verifique uma subida nas quantidades de resíduos recicláveis corretamente separados e encaminhados para reciclagem.” diz Macário Correia, Administrador da ALGAR.

A ALGAR acredita que estas iniciativas de sensibilização e educação ambiental são incentivadoras e com o tempo contribuem para que o ato da separação seletiva dos resíduos seja cada vez mais espontâneo e natural, pois só desta forma será possível proporcionarmos um ambiente limpo para a comunidade escolar e para todos.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »