Concerto “O espírito do passado” em Sagres - Algarlife Concerto “O espírito do passado” em Sagres - Algarlife
Concerto “O espírito do passado” em Sagres

Concerto “O espírito do passado” em Sagres

concerto-o-espirito-do-passado-em-sagres-_abA Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, na Fortaleza de Sagres, é no próximo dia 05 de novembro, pelas 16h, o palco do 1º Concerto “O espírito do passado” pelo Grupo Coral da Universidade do Algarve.

Criado em 2012, o Grupo Coral da Universidade do Algarve, que tem por objectivo, promover a música coral fora e dentro da Academia, tem direção artística da maestrina Ivelina Kavrakova – Pereira e acompanhamento ao piano pela Professora Raquel Correia.

O grupo coral é um coro misto com vozes femininas e masculinas, que interpreta a capella ou com acompanhamento instrumental, obras corais e peças harmonizadas e adaptadas para coro.

O 2º Concerto “O espírito do passado” terá lugar na Fortaleza de Sagres no dia 4 de dezembro.

Cada Concerto será constituído por uma primeira parte dedicada a Momentos do Passado, com um repertório da idade média/renascimento, com composições de autores anónimos dos séculos XV e XVI, Cancioneiro do Palácio, Cancioneiro de Uppsala, Juan del Encina, entre outros. Uma segunda parte que reflectirá o Algarve como zona de turismo, dedicada a Momentos do Presente, que incluirá uma viagem virtual por diferentes países, através de temas musicais bem conhecidos e adaptados para grupo coral.

Incluem ainda elementos musicais de transição entre aquelas duas partes, com músicas de cariz mais tradicional ou popular, com arranjos de Sampaio Ribeiro, Lopes Graça, Ivelina Pereira, de José Afonso, etc., e música de cariz mais erudito, sacra ou profana, com repertório de compositores do período barroco, clássico e romântico, como G. B. Pergolesi, Mozart, Gluck, Beethoven, Shubert, C. Frank, entre outros.

Os concertos “ O espírito do passado “ são realizados pelo Grupo Coral da Universidade do Algarve e integrados no programa anual da Direção Regional de Cultura do Algarve, DiVaM 2016 – O Espírito do Lugar.

DRCA/Cutalg




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.