Algarlife

Comemorações dos 125 anos da chegada do comboio ao Algarve!

Momento da viagem do Comboio Presidencial entre VRSA e Faro.

A viagem do Comboio Presidencial esta terça feira, entre Vila Real de Santo António e Faro, foi o momento alto das comemorações que assinalavam a chegada da linha férrea ao Algarve, hà 125 anos, recriando esse momento histórico que se viveu em 1889.

A iniciativa insere-se num conjunto de viagens programadas pela Fundação Museu Nacional Ferroviário, com a colaboração das autarquias de Faro e VRSA, que se uniram para celebrar a chegada do primeiro comboio com serviço de passageiros à capital do algarve.

As comemorações continuaram com a inauguração da exposição “Um olhar sobre os caminhos de ferro do Algarve”, no Museu Municipal de Faro, que estará patente até agosto de 2015.

Para o Presidente da Câmara de faro, Rogério Bacalhau, “esta iniciativa é importante para Faro e para o Algarve, pois poderá proporcionar novas oportunidades turísticas à região, tendo em conta que a oferta que a Fundação pretende fazer, mediante a disponibilização da composição para passeios, turistas e estrangeiros, se concentra nessa região durante o Verão”.

Recorde-se que a iniciativa de concretizar os Passeios Presidenciais, após o notável projeto de restauro deste emblemático comboio, tem assegurado o interesse de diferentes entidades, organizações e dos meios de comunicação social desde a viagem inaugural, que teve lugar no final do ano passado, pelo que se prevê a sua exploração plena enquanto produto turístico para breve.

Inauguração da Exposição “Um olhar sobre os caminhos de ferro do Algarve”, no Museu Municipal de Faro.

Exit mobile version