As comemorações do “Dia Mundial da Criança” que tiveram lugar em Lagoa de 31 de maio a 2 de junho, contaram entre as várias realizações, com a Feira de Jogos do Gaspar, no âmbito do Projeto municipal “Escolas Empreendedoras de Lagoa”, um projeto que envolveu professores da Escola Básica do Agrupamento ESPAMOL e cinco turmas do 2º, 3º e 4º anos, com formação certificada na área do empreendedorismo.
Para além da exposição dos jogos que construíram ao longo do ano letivo, os Professores receberam os respetivos Certificados das mãos do Vereador da Educação, Luís Encarnação e os alunos receberam, das mãos do Gaspar, os seus kits de empreendedores.
No período da tarde, decorreu a cerimónia de entrega dos prémios aos alunos dos Agrupamentos de Escolas Rio Arade e Padre António Martins de Oliveira de Lagoa e Escola Internacional do Algarve, cujos trabalhos se encontravam expostos na sala polivalente do Auditório Municipal em conjunto com os de todos os alunos do 1º ano que participaram no Programa “Crescer a Brincar”, organizado pela Associação Prevenir e comparticipado pela Câmara Municipal, no âmbito da prevenção e promoção da saúde e do ajustamento emocional.
Sendo o anfitrião da cerimónia de entrega dos prémios literários, o Presidente da Câmara, Francisco Martins, afirmava na abertura, que “Esta é, seguramente, uma iniciativa importante e muito motivadora e recordo que, no meu tempo, o contato com os livros era feito quando a ansiada carrinha-biblioteca da Fundação Gulbenkian visitava Lagoa! Quantos anos já passaram e como tudo mudou! Hoje, felizmente, já é não preciso esperar pela carrinha, pois a existência de uma rede pública de bibliotecas, bem como o acesso às plataformas digitais, trouxeram cultura em tempo útil para todos nós.
Quero, ainda, aproveitar para realçar a importância e interesse com que as entidades privadas têm encarado estas iniciativas, constituindo-se parceiras, como é o presente caso, no que respeita à atribuição dos prémios aos nossos jovens, muitos dos quais promissores na área das artes, sejam escritas, sejam visuais.”
Foram entregues 26 prémios, referentes ao Concurso Literário das Escolas de Lagoa – na sua 10ª edição e que este ano se enquadrou no tema “O Vinho e a Vinha” – e ao Concurso de Artes Visuais “Na Rota da Arte”, que se realizou na sequência do Concurso Literário, permitindo a ilustração dos textos vencedores. Estes dois concursos tiveram o apoio da Câmara Municipal de Lagoa através da dinâmica da Biblioteca Municipal e o envolvimento da Rede de Bibliotecas Escolares de Lagoa.
De seguida, e depois de uma breve apresentação feita pelo CAB – Centro Artístico Burlesque, sedeado em Lagoa, teve lugar a entrega dos prémios aos participantes do Concurso de desenhos alusivo à temática “Ser Criança”, numa iniciativa da CPCJ de Lagoa em colaboração com os Serviços Sociais, Culturais e Desportivos dos Trabalhadores da Câmara Municipal de Lagoa e Juntas de Freguesia do concelho, com o apoio da Câmara Municipal através da Escola de Artes Mestre Fernando Rodrigues.
A Junta de Freguesia de Ferragudo fez a oferta simbólica, à Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Lagoa, de donativos oriundos dos comerciantes locais para apoiar, em géneros essenciais, as famílias das crianças e jovens mais carenciados acompanhados por aquela CPCJ.
A sessão terminou, com o Presidente da Câmara Municipal, Francisco Martins, a agradecer aquele ato de solidariedade da comunidade de Ferragudo, bem como o trabalho desenvolvido pela CPCJ de Lagoa em prol da defesa dos direitos universais das crianças, sendo esta atividade um reflexo das parcerias alargadas, envolvendo autarquias, empresas, IPSS e Associações, com o objetivo comum de conseguir que todos os dias sejam dias felizes para as nossas crianças.