"Comemorações do 150º aniversário das relações México Portugal" - Algarlife "Comemorações do 150º aniversário das relações México Portugal" - Algarlife

“Comemorações do 150º aniversário das relações México Portugal”

O Municipio de Faro associa-se às celebrações do 150º aniversário que assinala o início de relações diplomáticas entre o México e Portugal, distribuindo a mensagem de Benito Andión, Embaixador do México em Portugal.

(…) Este ano celebramos o 150 aniversário do estabelecimento de relações entre México e Portugal. Neste espaço de tempo, acontecimentos transcendentes tanto a nível interno nos nossos dois países como à escala mundial marcaram o curso de uma relação que em 2014 vive o melhor momento da sua história, em termos de diálogo e entendimento políticos, intercâmbios económicos, comerciais e turísticos, e promoção da cooperação técnica, educativa e cultural.

Um dos aspetos mais relevantes do programa comemorativo ao longo do ano é as atividades artísticas e culturais.

O público português poderá presenciar diversas expressões mexicanas nos âmbitos das artes cénicas e música, ciclos de cinematografia, exposições de artes plásticas e poderá presenciar igualmente festivais de gastronomia mexicana, assim como, programas de atividades literárias, que incluem um ato comemorativo pelo 100 aniversário do nascimento do laureado poeta mexicano Octávio Paz.

Paralelamente a estas atividades, continuaremos a proporcionar, através das instâncias adequadas dos dois países, maiores intercâmbios entre instituições de educação superior, assim como a participação de estudantes lusos no programa de bolsas do governo mexicano.

No final, é o aspeto humano: os laços fraternais que se expandem, o contacto crescente entre dois povos que se apreciam mutuamente, o que dá essência e significado à celebração dos 150 anos de relações entre as nossas duas nações (…).

Benito Andión
Embaixador do México em Portugal




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »