Ciclo de Conferências do Centenário de São Brás de Alportel! - Algarlife Ciclo de Conferências do Centenário de São Brás de Alportel! - Algarlife

Ciclo de Conferências do Centenário de São Brás de Alportel!

A conferência “Sanatório Carlos Vasconcelos Porto: dos velhos arquivos aos novos dados sobre a tuberculose pulmonar” retoma no próximo dia 16 (17H00), sexta-feira, o Ciclo de Conferências do Centenário do Município de São Brás de Alportel.

A inciativa que vai ter lugar no atual Centro de Medicina e Reabilitação do Sul, inicia-se com uma visita ao núcleo museológico que guarda os fragmentos referentes ao passado do antigo Sanatório Vasconcelos Porto e respetiva atividade, entre outros espaços de interesse.

O encontro prossegue, pelas 17h30, com o início da conferência, que promove o cruzamento de conhecimentos e experiências sobre a evolução dos tratamentos da tuberculose pulmonar. Esta abordagem à saúde conta com a participação especial da Mestre Cristina Fé Santos, coordenadora da Revista Saúde no Algarve e autora do livro “Sanatório Vasconcelos Porto – São Brás de Alportel; da Professora Dr.ª Ana Luisa Santos e do Professor Dr. Vitor Matos, ambos investigadores na área da saúde, da Universidade de Coimbra.

Inaugurado no dia 8 de setembro de 1918, o Sanatório Carlos Vasconcelos Porto foi o primeiro hospital inserido numa empresa/indústria – os Caminhos de Ferro do Estado, para dar resposta a um grave problema de saúde que afetava a população portuguesa – a tuberculose. Em 1953 abriu as suas portas à população em geral, passando a integrar o Instituto de Assistência Nacional aos Tuberculosos. O tratamento era gratuito e baseava-se sobretudo “o repouso, na cura de ares e numa boa alimentação”.

Nos dias de hoje, a evolução tecnológica e científica potencia fármacos e novas formas de tratamento desta doença grave e contagiosa, que continua a afetar um número considerável de doentes. Contudo, o tratamento correto e eficaz leva a uma cura em mais de 95% dos casos.

Esta iniciativa integra o Ciclo de Conferências do Centenário do Município, uma organização da Câmara Municipal de São Brás de Alportel e Comissão para as Comemorações do centenário, com a colaboração do Centro de Medicina e Reabilitação do Sul, Universidade do Algarve e Universidade de Coimbra




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »