Celebrar as tradições populares em São Brás de Alportel!

9

Em maio, o município de São Brás de Alportel celebra com música, convívio e fé as tradições populares da época. O Baile da Espiga, a Festa dos Tabuleiros Floridos em Honra de Nossa Senhora de Fátima e o Encontro de Música Tradicional desafiam a uma viagem pelas raízes culturais são-brasenses.

Na passada quinta-feira, o recinto do Jardim de Infância de Mealhas acolheu o Baile da Espiga, uma iniciativa da Junta de Freguesia de São Brás de Alportel e Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas, com o apoio da Câmara Municipal.

De entrada gratuita e animação pelo músico Luís José, o Baile da Espiga abriu as portas à comunidade escolar e à população em geral, para em conjunto festejarem o Dia da Espiga, símbolo de esperança num futuro mais promissor, onde não falte o pão, a paz e a alegria.

No sábado, dia 16, o Cineteatro São Brás marca encontro com a Música Tradicional num divertido espetáculo protagonizado pelo grupo organizador Veredas da Memória, À Moda Antiga e Restemenga.

Os ingressos encontram-se disponíveis na Galeria Municipal e no próprio dia, na bilheteira do Cineteatro a partir das 20h30, por apenas 2,00€.

As manifestações de fé prosseguem durante este fim de semana, dias 16 e 17, na Festa dos Tabuleiros Floridos em Honra de Nossa Senhora de Fátima, uma celebração anual que leva centenas de crentes, visitantes e peregrinos à Capela de Parises, em pleno coração da Serra do Caldeirão.

No sábado, dia 16, é dia de peregrinação à Capela de Nossa Senhora de Fátima, em Parises. Com ponto de encontro junto à Igreja Matriz, o primeiro grupo de peregrinos acompanhados pelo Agrupamento de Escuteiros 1330 parte pelas 09h30, seguindo-se a partida de um segundo grupo, pelas 15h30.

O dia encerra com a tradicional Procissão de Velas em honra de Nossa Senhora de Fátima, pelas 21h30, em Parises.

A Câmara Municipal disponibiliza um veículo de apoio e autocarro para regresso, após a procissão. Para usufruírem deste serviço os participantes devem inscrever-se junto do Gabinete do Munícipe através do Tel. 289 840 019 ou e-mail municipe@cm-sbras.pt

No domingo, dia 17, a eucaristia festiva dá início às celebrações, pelas 15h30, seguindo-se uma tarde de animação cultural, ao som do músico Sérgio Conceição, acompanhado por sardinha assada à descrição e o típico leilão de tabuleiros com petiscos serranos.

Esta iniciativa anual, organizada pela Associação “Os Amigos da Serra de São Brás” conta ainda com o apoio da Câmara Municipal, Paróquia de São Brás de Alportel e Agrupamento de Escuteiros 1330.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.