Lagos comemorou na passada sexta feira (16), os 50 anos do Aeródromo Municipal Brigadeiro Costa Franco, com uma cerimónia em que incluiu o descerramento de uma placa comemorativa e homenageado o Brigadeiro Costa Franco, ilustre lacobrigense que teve um papel importante na concretização do projeto do aeródromo.
Na cerimónia estiveram presentes autarcas, entidades locais, familiares e amigos do homenageado, que quiseram associar-se à celebração e homenagem.
Para o Presidente do Aeroclube de Lagos, Luís Duarte, a importância da comemoração destes 50 anos do aeródromo “é confirmada no protagonismo desta terra, embora modesto, na história geral da aeronáutica portuguesa e em particular da região algarvia”, referindo que a “evolução das instalações do aeródromo aconteceram ao longo deste meio século”, com maior incidência nos últimos 30 anos.
Luís Duarte agradeceu “a todos os que estiveram, e estão, ligados à existência e evolução deste aeródromo e à atividade do Aero Clube de Lagos, bem como àqueles que connosco têm colaborado, participando quer nas alegrias, quer nas dificuldades que sempre surgem a quem ousa fazer”.
O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Lagos, Hugo Pereira, deu as boas vindas em nome da autarquia a todos os presentes, relembrando que o aeródromo “foi pensado, na sua génese, como uma infraestrutura ao serviço do Turismo, numa cidade que assumia a sua vocação para esta importante atividade económica que, como todos sabemos, desde meados dos anos 60 marcou o pulsar da vida económica e social do Algarve”.
O programa das comemorações integrou várias atividades que decorreram nas instalações do aeródromo durante os dias 15 e 16 de maio, das quais se destacaram uma Exposição Fotográfica e Documental, uma Feira Aeronáutica, bem como um desfile de aeronaves de vários tipos, uma exibição acrobática do biplano Pitts do comandante Luís Garção, e a visita de dois antigos aviões militares de instrução DHC “Chipmunk“.