Cavala Algarvia confecionada no Mercado Municipal de Silves!

19

O Mercado Municipal de Silves é no próximo domingo (20) entre as 10:00 e as 12:00, o anfitrião de mais uma iniciativa de promoção e valorização da “Cavala Algarvia”, que terá no Chefe José Domingos, da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve a apresentação de algumas receitas inovadoras para confecionar esta espécie da nossa costa, rica é proteínas

Esta é uma iniciativa conjunta do Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve (CCMAR) e da Cãmara Municipal de Silves, com o apoio da Junta de Freguesia de Silves.

A cavala é um peixe abundante na costa do Algarvia, detém características gastronómicas e nutricionais que a destacam na cozinha tradicional, estando a protagonizar mais recentemente, algumas novas e deliciosas preparações culinárias.

“De fácil digestão, a cavala é uma excelente fonte de proteínas, pode ter 15 a 20% destes nutrientes, valor um pouco inferior ao da carne. Fornece, igualmente, um bom aporte de minerais como, por exemplo, o iodo e o fósforo, bem como de vitamina B1, vitamina A e de vitamina D. A maior parte da sua gordura é insaturada, com uma composição importante de ácidos gordos ómega 3 – EPA e DHA e um teor de colesterol muito baixo, fatores que contribuem para prevenir os ataques cardíacos”.

Segundo a informação da autarquia, o Chefe José Domingos, dará ainda durante a demonstração que vai liderar em Silvas, algumas dicas sobre como escolher o peixe mais fresco e de melhor qualidade.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.