Castro Marim assumiu no passado sábado a presidência da Eurocidade do Guadiana, em cerimónia que teve lugar na Colina do Revelim de Santo António.
Na cerimónia estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral, o presidente do Ayuntamiento de Ayamonte, Alberto Fernandez Rodriguez, o vereador do Município de Vila Real de St. António, João Rodrigues, o vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, Nuno Marques, e Fátima Ruíz-Granados, da Junta de Andaluzia.
“Hoje inicia-se uma nova etapa desta Eurocidade”, declarou o agora também presidente da Eurocidade do Guadiana, Francisco Amaral, acrescentando que pretende realizar um “amplo debate, ouvir a sociedade civil”, numa reflexão sobre o rumo da Eurocidade e o seu aproveitamento máximo para o desenvolvimento dos três municípios.
“Estou absolutamente convencido que o futuro da Eurocidade nas mãos do presidente Francisco Amaral só nos trará boas coisas e mais qualidade de vida”, decalrou o presidente cessante, Alberto Rodriguez, do Ayuntamiento de Ayamonte.
Os municípios fronteiriços de Vila Real de Santo António, Castro Marim e Ayamonte constituem a primeira Eurocidade do Sul da Península Ibérica.
O protocolo de colaboração que deu origem à criação da Eurocidade do Guadiana, inicialmente composta pelos municípios de VRSA e Ayamonte, foi formalizado no dia 9 de janeiro de 2013. Na sequência das relações de proximidade territorial e cultural existentes, o município de Castro Marim juntou-se à Eurocidade, no dia 9 de maio de 2013, numa cerimónia decorrida no Revelim de Santo António, em Castro Marim.