As bandeiras “Azul” e de “Praia Acessível – Praia para Todos” já se encontram hasteadas nas praias de Castro Marim. Alagoa em Altura, Praia Verde e do Cabeço.
As praias do concelho recuperam o galardão “Bandeira Azul da Europa”, na sequência da apresentação da candidatura da Câmara Municipal à Associação Bandeira Azul, iniciativa que se manteve desde então por considerar esta autarquia que as praias de Castro Marim merecem esta distinção.
A conquista destes galardões é resultado de um trabalho rigoroso e exigente da Unidade Orgânica de Administração Urbanística, Ambiente e Serviços Urbanos, que teve como objetivos a informação e educação ambiental, a qualidade da água, a gestão ambiental, a acessibilidade e ainda a segurança e serviços (postos de socorros, existência de um nadador-salvador e sinalização / informação).
“São marcas distintivas que tornam as nossas praias mais competitivas, a par de outras iniciativas, como a atuação informal da Banda Musical Castromarinense nas praias, iniciativa que vamos repetir este ano, e os desfibrilhadores automáticos externos, que colocámos o ano passado para acudir a eventuais paragens cardíacas, mais frequentes que o afogamento”, adiantou o presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral.
A estas distinções, junta-se a do galardão “Qualidade de Ouro”, também atribuída às três praias castromarinenses pela Quercus a Associação Nacional de Conservação da Natureza, realizada com base na qualidade da água balnear.