Algarlife

Caraterísticas e benefícios da Camomila

A camomila (Matricaria chamomila L) destaca-se como planta medicinal, cujas propriedades se baseiam na acção anti-inflamatória e adstringente. É utilizada na indústria de medicamentos, cosméticos e alimentos.

Esta planta nasce naturalmente pelos campos, terrenos e locais habitualmente não cultivados, por entre vales e caminhos da Europa e em regiões temperadas na América.

A temperatura e a humidade são predominantes na influência sobre o teor do seu óleo, pelo que prefere climas temperados, com temperaturas médias abaixo de 20°C, mas com elevada humidade relativa do ar. Não tolera excessos de calor nem secas prolongadas, mas resiste bem às geadas no período vegetativo.

Na Grécia, a camomila (Matricaria chamomila L.) florescia abundantemente, distinguindo-se desde a antiguidade pelo seu aroma peculiar. O nome Matricaria deriva do latim que significa manter ou talvez de matrix, ou seja, relacionado ao útero por ser utilizada como solução para as doenças femininas.

Esta é uma planta herbácea, da família das Compostas, atinge os 20 a 50 cm de altura. Os caules são ramificados e as flores agrupam-se em capítulos, são de pequeno porte, com pétalas brancas e centro amarelo, exalam um perfume delicado e decoram canteiros e vasos. O caule é ramificado e folhas bem recortadas, mas com sabor amargo.

A camomila (Matricaria chamomila L.) é uma tisana digestiva que era utilizada na alimentação após uma cirurgia, devido à sua capacidade estimulante dos movimentos peristálticos do intestino (facilitadora da digestão).

No sistema digestivo a camomila possui actividade em casos de inflamações agudas e crónicas da mucosa gastrointestinal, podendo ser utilizada em situações de colite, cólicas biliares e meteorismos ou como auxiliar na reconstituição da flora bacteriana normal.

É habitualmente apresentada no sector alimentar em forma de infusão (chá) e no sector da cosmética, o seu óleo é reconhecido como essencial e incorporado em cremes, “champôs” e loções.

Um estudo publicado no Journal of Prosthetic Dentistry demonstrou que a camomila diminui a estomatite (inflamação nas gengivas) em pacientes que se encontravam a fazer quimioterapia.

CONSTITUINTES, PROPRIEDADES E APLICAÇÕES:

CONSTITUINTES:

PROPRIEDADES:

APLICAÇÕES:

CURIOSIDADE, INFORMAÇÃO, REGISTO HISTÓRICO

CURIOSIDADE:

INFORMAÇÃO:

REGISTO HISTÓRICO:

Bibliografia: Várias Fontes

AnaOfir

Exit mobile version