Campanha de Crustáceos 2014 na Costa Sudoeste e Algarve!

17

Está a decorrer até ao final do mês de Julho no âmbito do Plano Nacional de Amostragem Biológica, a Campanha de Crustáceos 2014, a bordo do navio de investigação do IPMA N/I “NORUEGA”.

Esta série de campanhas foi iniciada nos anos 80 e destina-se à monitorização do estado de exploração das populações de Crustáceos nomeadamente das espécies de Lagostim, Gamba e Camarão Vermelho.

A camapanha visa obter amostras nas áreas dos 200 aos 750 metros na área compreendida entre as latitudes 38º 20’ N e 36º 20’ N e as longitudes 09º 30´W e 7º 25´W, correspondentes à distribuição daquelas espécies na Costa Sudoeste e Algarve.

Prevê-se a realização de 80 estações de arrasto com rede camaroeira de 20 mm de malha no saco, cada uma com a duração de 30 minutos, que se considera suficiente para efeitos de amostragem destas espécies.

Para conhecer a composição por espécies da biomassa existente na área de estudo todas outras espécies serão pesadas e medidas bem como sujeitas a amostragem biológica para estudos de maturação, crescimento. A temperatura e a salinidade da água serão monitorizadas por CTD no final de cada estação de pesca.

Segundo o comunicado do IPMA, esta campanha também é muito importante para a monitorização de raias, tubarões e outras espécies de grandes profundidades.

As séries temporais desta campanha são essenciais para a boa gestão destes recursos através de regulamentação nacional e comunitária no âmbito da Política Comum de Pescas e ainda contribuem para indicadores de biodiversidade (D1), de espécies comerciais (D3), da teia trófica (D4) e do lixo marinho (D10) no âmbito da Diretiva Quadro para a Estratégia Marinha.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.