Baixo Guadiana foi palco da primeira grande caminhada Odiana

Caminhada pelo Baixo Guadiana marcada pelo sucesso!

17

A serra do Baixo Guadiana foi o palco da primeira grande caminhada organizada pela Odiana, que contou com meia centena de pedestrianistas, um verdadeiro sucesso no passado fim de semana, o que motiva a organização a garantir que já há mais eventos do género planeados nesta que é uma zona de pedestrianismo por excelência.

Foi num fim-de-semana já com cheiro a «Primavera», em que os participantes que aceitaram o desafio proposto pela Odiana, partiram à descoberta do interior algarvio, percorrendo um troço da Grande Rota do Guadiana.

Atividade física, clima primaveril, paisagem florida, passeio relaxante e boa disposição foram a fórmula que marcou a descoberta do barrocal e da serra algarvia.

O passeio captou e encantou dos caminhantes de várias nacionalidades, onde para além de portugueses, também participaram espanhóis, italianos e holandeses, alguns já conhecedores dos trilhos do Baixo Guadiana, outros que descobriram pela primeira vez a GR15 e que prometem voltar para repetir a experiência.

No primeiro dia, sábado, 12 Março foram 25 km’s, no domingo, 13 Março, 17 km’s com partida no Revelim de Santo António em Castro Marim, rumo ao Azinhal, Odeleite com repasto, animação e dormida.

No 2º dia com rumo traçado até ao concelho de Alcoutim, pausa na aldeia de Corte das Donas e subida do rio com passagem pelo Álamo e destino final em Guerreiros do Rio. O percurso incluiu ainda a passagem por Monte Francisco, Junqueira, Almada D’Ouro, Alcaria e Foz de Odeleite.

Uma caminhada que contou também com a participação especial do “Peregrino Algarvio”, um vila-realense sobejamente conhecido no mundo das caminhadas e que já “correu” o país de lés a lés.

No final as críticas positivas e o balanço global, foi tido pela organização como um “sucesso a repetir nos próximos tempos”, de resto uma iniciativa que “atesta o pedestrianismo no território como uma oferta estruturada e consolidada que atrai cada vez mais visitantes ao Baixo Guadiana”.

A Grande Rota (GR15) tem cerca de 65 km’s de extensão, atravessa três concelhos, Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António e viaja por dezasseis localidades cujo ex líbris é o Guadiana.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.