Algarlife

Câmara de Faro planta mais de 400 árvores na cidade

Câmara de Faro planta mais de 400 árvores na cidade

Câmara de Faro planta mais de 400 árvores na cidade

A Câmara Municipal de Faro deu início a trabalhos de reflorestação, no âmbito do processo de requalificação urbanística levada a efeito nas principais ruas e praças do concelho, numa campanha de dimensões muito além do habitual na cidade.

Vão ser plantadas 412 árvores de várias espécies, principalmente nas zonas onde existem caldeiras vazias e cepas de tronco, substituindo os exemplares arbóreos que se têm vindo a perder nos últimos dez anos. Ao mesmo tempo serão substituídas todas as árvores que se encontrem em declínio ou mal formadas, proporcionando obstáculos à mobilidade, conforme levantamento efetuado pelo serviço de espaços verdes da autarquia.

Tendo em conta que os exemplares a plantar apresentam um estado de maturidade adiantado, o seu impacto será quase imediato na paisagem urbana e no meio ambiente do concelho.

Segundo a autarquia, as espécies a plantar foram escolhidas em função das especificações técnicas apresentadas, de modo a que a sua integração no meio urbano se faça harmoniosamente, sem dificultar a circulação e a mobilidade pedonal. Outro aspeto tido em conta foi o sistema radicular das espécies, procuraram-se árvores cujas raízes não provoquem danos nos pavimentos, muros e mobiliário urbano circundante, em respeito pelas características de cada zona do concelho.

O fornecimento destas árvores foi adjudicado em 19/05/2016 e celebrado contrato em 07/06/2016, pelo valor de 26.622,00€. Cumprindo os calendários então previstos, os trabalhos prolongar-se-ão até final do presente ano.

Este investimento representa um esforço na modernização do concelho, tornando-o mais atraente, verde e amigo do ambiente, o que trará benefícios evidentes na qualidade de vida de todos os munícipes e de quem nos visita.

Exit mobile version