Brigada de Intervenção dos Bombeiros de Lagoa - Algarlife Brigada de Intervenção dos Bombeiros de Lagoa - Algarlife
Brigada de Intervenção dos Bombeiros de Lagoa

Brigada de Intervenção dos Bombeiros de Lagoa

Os dezassete Bombeiros voluntários de Lagoa, que vão integrar Brigada de Intervenção Permanente, foram recebidos pelo Presidente da Autarquia, Francisco Martins, que fez questão de apor a cada um, o crachá identificador daquele grupo operacional.

Francisco Martins agradeceu a disponibilidade daquele efetivo, para mais uma ação de extrema importância, no seguimento da atividade desenvolvida pelos Bombeiros Voluntários de Lagoa.

Na ocasião o Presidente também saudou o Comandante Vítor Rio Alves por mais esta iniciativa, pioneira a nível nacional, expressando, através dele, o reconhecimento que o Município de Lagoa deve aos seus Bombeiros Voluntários.

O Concelho de Lagoa tem sido alvo de um crescimento que alterou hábitos e costumes da sua população. Essas mudanças deram origem à necessidade por parte do corpo de Bombeiros, de uma resposta operacional que requer prontidão imediata, formação especializada, treino intenso e especificação técnica.

Nesse sentido e perante a necessidade de modernização dos BVL, foi proposta a criação de uma Brigada de Intervenção Permanente com o objetivo principal de socorro imediato à população no âmbito de incêndios, inundações, desabamentos e, de um modo geral, em todos os acidentes, o socorro e o transporte de acidentados e doentes, incluindo a urgência pré-hospitalar.

Para garantir uma resposta efetiva, esta Brigada que estará em prontidão total 24×7, todos os dias do ano, é composta por duas equipas, uma de intervenção especializada e outra de intervenção pré-hospitalar, compostas por 7 elementos, dos quais 1 habilitado com o Curso de Chefe de Equipa, 2 condutores, sendo um obrigatoriamente de pesados, 1 tripulante de ambulância de socorro e 3 operacionais, com Curso de Incêndios Urbanos/Florestais, Curso de Salvamento e Desencarceramento e Tripulante de Ambulância.

O funcionamento desta brigada tem um custo está estimado em 120.000 euros anuais, segundo a Câmara Municipal de Lagoa.




Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »