Bombeiros de Alcoutim receberam material de SBV

Bombeiros de Alcoutim receberam material de SBV

21

Os bombeiros voluntários de Alcoutim, receberam a visita de Osvaldo dos Santos Gonçalves, o presidente da Câmara Municipal, para assinalar a doação de equipamento de suporte básico de vida (SBV), à corporação, composto por um Kit Desfibrilhação Automática Externa (DAE) de treino completo e um manequim Suporte Básico de Vida (SBV) infante, destinado a formação.

O equipamento doado à Corporação de Bombeiros, permite servir de base à formação, garantindo a preparação teórica dos formandos, possibilitando uma intervenção mais eficaz, resultado de um maior conhecimento e prática das etapas de socorro determinantes, para a sobrevivência da vítima. A eficiência e rapidez de resposta no auxílio a vítimas são determinantes para um resultado positivo na intervenção.

“Os bombeiros desempenham um importantíssimo papel na nossa comunidade, no combate a incêndios, no socorro às populações transporte de doentes, entre outras áreas, tornando-se importantíssimo criar as condições que permitem o desempenho das competências atribuídas à instituição”, destaca o presidente da câmara, Osvaldo dos Santos Gonçalves.

O suporte básico de vida (SBV) compreende um ”conjunto de procedimentos bem definidos e com metodologias padronizadas” para todos os países da União Europeia, tendo como objetivo o reconhecimento das situações em que há risco de vida iminente, saber quando e como pedir ajuda, saber iniciar de imediato e sem recurso a qualquer equipamento, à exceção do equipamento de proteção, manobras que contribuam para preservar a oxigenação e a circulação até à chegada das equipas diferenciadas e, eventualmente, o restabelecimento do normal funcionamento cardíaco e respiratório (INEM, 2011). Uma reanimação básica de qualidade amplia grandemente as hipóteses de sobrevivência da vítima.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.