Bombeiros de Alcoutim receberam equipamentos de proteção! - Algarlife Bombeiros de Alcoutim receberam equipamentos de proteção! - Algarlife

Bombeiros de Alcoutim receberam equipamentos de proteção!

A Câmara Municipal de Alcoutim fez este sábado, a entrega de equipamento individual de combate a incêndios (EPI) à Associação Humanitária dos Bombeiros locais.

O contrato de doação foi assinado pelo presidente da autarquia, Osvaldo dos Santos Gonçalves, e pelo presidente da associação, José Tiago Faustino, em cerimónia realizada no Quartel de Bombeiros do município.

Presentes no ato de entrega estiveram o presidente da Assembleia Municipal, António Amorim, o presidente da União das Freguesias de Alcoutim e Pereiro, João Simões, comando e elementos do Corpo de Bombeiros.

A entrega destes equipamentos é resultado de um protocolo de cooperação assinado entre o Governo Civil do Distrito de Faro, a AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, os Municípios da região e as Associações Humanitárias dos Bombeiros, com vista a um investimento conjunto e concertado em equipamento de proteção civil.

A aquisição dos equipamentos realizou-se no âmbito da aprovação de uma candidatura para o reequipamento estratégico da proteção civil do Algarve apresentada, em sede da AMAL, ao PO Algarve 21 – eixo II.

Do lote de equipamentos de proteção para combate a incêndios florestais, urbanos e industriais adquiridos pela autarquia e agora entregues constam cógulas, aparelhos respiratórios, botas, luvas, capacetes e fardamentos diversos considerados indispensáveis pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) para a segurança dos soldados da paz.

No encerramento do ato, o presidente da Câmara elogiou o trabalho dos bombeiros e salientou a importância social dos serviços prestados, garantindo que “apesar do esforço orçamental exigido, face à redução das transferências do Estado, a Câmara Municipal reforçará pontualmente, sempre que necessário, os apoios financeiros prestados à instituição”.

Na ocasião o autarca anunciou a entrega aos bombeiros, dentro de dias, de uma viatura florestal de combate a incêndios, cujo valor ascende a mais de 100.000 euros e o posicionamento em Vaqueiros, pela primeira vez, de uma equipa constituída por cinco homens, devidamente equipada, que permitirá servir com a celeridade necessária as freguesias de Vaqueiros e Martinlongo.

Osvaldo Gonçalves reiterou a “determinação e empenho deste executivo em contribuir para o bem-estar da população e para a proteção do território”.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »